Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Apuração sigilosa mira servidores responsáveis por liberar barragens de Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

Lama liberada com o rompimento de barragens em Mariana já chegou ao mar do Espírito Santo. (Foto: Fabio Braga/Folhapress)

A CGE (Controladoria-Geral do Estado) de Minas Gerais abriu uma investigação interna para apurar responsabilidades de servidores públicos em possíveis irregularidades na emissão das licenças para a mineradora Samarco operar em Mariana (MG). Desde o dia 14, quatro funcionários foram interrogados pelo órgão, que está revendo todo o processo de licenciamento da mina de Germano e da barragem de água de Santarém, que estão de pé. A sindicância administrativa ocorre em sigilo. A CGE, no entanto, confirma os depoimentos e afirma ter feito diligências para obter os documentos relacionados ao licenciamento sob suspeita.

Investigação
A investigação se divide em duas etapas. Primeiro, constatar se houve alguma irregularidade administrativa ou ilegalidade nos processos de licenciamento da empresa. Se houver essa constatação, a etapa seguinte é apontar os servidores responsáveis pelas falhas, independentemente da apuração de erros que tenham sido cometidos pela empresa – que são investigados pela Polícia Civil e pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal. Se for constatado que algum servidor foi omisso ou negligente na avaliação dos procedimentos da empresa, ele poderá ser responsabilizado administrativamente, o que pode levar a uma punição de advertência até a expulsão. A licença da Samarco para operar as barragens foi renovada em julho de 2014.

(AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo fará plano B se o Congresso não aprovar a CPMF
A Alemanha deve enviar 1.200 soldados para combater o Estado Islâmico
https://www.osul.com.br/apuracao-sigilosa-mira-servidores-responsaveis-por-liberar-barragens-de-minas/ Apuração sigilosa mira servidores responsáveis por liberar barragens de Minas Gerais 2015-11-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar