Segunda-feira, 20 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Aumenta para 67 o número de mortos pela Covid-19 no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre concentra a maioria dos casos de coronavírus no RS

Foto: Divulgação
Estados brasileiros enfrentam agora a falta de sedativos e relaxantes musculares usados na entubação de pacientes graves com a Covid-19. (Foto: Maicon Hinrichsen/Secom)

Aumentou para 67 o número de mortes provocadas pelo coronavírus no Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado no domingo (03) pela Secretaria Estadual da Saúde. Os dois últimos óbitos no RS ocorreram em Cruzeiro do Sul, uma mulher de 79 anos, e em Cerro Grande do Sul, uma mulher de 58 anos.

A atualização teve 24 novos casos positivos registrados hoje: Bom Retiro do Sul (3); Cruzeiro do Sul (1); Doutor Maurício Cardoso (1); Garibaldi (2); Lajeado (1); Passo Fundo (2); Poço das Antas (1); Porto Alegre (6); Santo Ângelo (1); Soledade (1); Tapejara (2); Taquari (2); e Venâncio Aires (1).

O Estado tem 1.690 casos confirmados de Covid-19 em 147 municípios. Porto Alegre concentra a maioria das ocorrências, com 460 casos e 16 óbitos.

Bombeiros e Polícia retomam aulas presenciais

Em cumprimento à programação para reposição planejada de efetivos das vinculadas da Secretaria Segurança Pública (SSP), duas instituições darão sequência aos seus cursos de formação nesta segunda-feira. Na Polícia Civil, 324 candidatos aos cargos de delegado, escrivão e inspetor retomam as aulas presenciais que foram suspensas em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. No Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), que havia adiado o chamamento inicialmente previsto para março, terá início a instrução para 80 novos soldados.

O governador Eduardo Leite autorizou no dia 16 de abril o seguimento das etapas de concursos paralisadas pela decretação do estado de calamidade pública desde 19 de março. A decisão leva em conta a responsabilidade em manter plenas condições para os serviços essenciais da Segurança Pública, dando continuidade à reposição programada de efetivo conforme o cronograma anunciado em novembro de 2019. O calendário de chamamento prevê a inserção de 4.459 servidores da SSP e da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) até 2022. O chamamento realizado em etapas evita a ocorrência de defasagens pelas aposentadorias.

Como parte das precauções adotadas para preservar a saúde de todos os instrutores e candidatos, os novos alunos soldados do CBMRS que entregaram na quinta-feira (30/4) a documentação final para início do curso de formação também receberam vacina contra Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B). Para o procedimento de inclusão, cada candidato ganhou um kit com máscara, luva e álcool gel, e foram formadas filas para o atendimento, respeitando a distancia de dois metros entre cada pessoa. Durante as aulas, cada turma terá, no máximo, 30 pessoas, respeitando o limite estabelecido pelo decreto de calamidade pública estadual.

O mesmo critério será observado para a retomada das aulas presenciais dos candidatos aos cargos de delegado (55), inspetor (134) e escrivães (135) da Polícia Civil, que começaram o curso de formação no início de março e, após o decreto de calamidade, deram continuidade a seis disciplinas teóricas por meio da modalidade de ensino à distância (EAD). Agora, os candidatos retornam às aulas na Academia da Polícia Civil, na capital, para realizar as atividades práticas e as disciplinas que não puderam ser ministradas em EAD por envolver sistema e conteúdo sigiloso.

Nas duas instituições, serão postergadas para o período final dos cursos as atividades que envolvam maior contato físico, como a disciplina de defesa pessoal, por exemplo. A expectativa é que os novos soldados do CBMRS e os delegados e agentes da Polícia Civil estejam formados até o final do ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Devido a falhas na prevenção do coronavírus, os supermercados de Passo Fundo com mais de 20 funcionários foram obrigados a fechar as portas
O Brasil ultrapassou os 100 mil casos confirmados de coronavírus. O número de mortes já passa de 7 mil
https://www.osul.com.br/aumenta-para-67-o-numero-de-mortos-pela-covid-19-no-rio-grande-do-sul/ Aumenta para 67 o número de mortos pela Covid-19 no Rio Grande do Sul 2020-05-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar