Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Banco Central dos EUA faz corte extraordinário de juros em resposta ao coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Com a redução, as taxas de juros passaram para a faixa de 1% a 1,25%

Foto: Reprodução
Mais um aperto está sendo imposto aos mercados com o novo aumento dos juros americanos. (Foto: Reprodução)

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) promoveu nesta terça-feira (03) um corte extraordinário de 0,5 ponto percentual nas taxas de juros do país, em resposta aos possíveis impactos do coronavírus na economia.

Com a redução, as taxas de juros norte-americanas passaram para a faixa de 1% a 1,25%. Não havia reunião de política monetária dos Estados Unidos programada para esta terça. O encontro do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) estava agendado para 17 e 18 de março.

No comunicado, após a decisão, o Fomc afirmou que a economia dos EUA segue forte, mas que o avanço do coronavírus traz riscos para a atividade econômica do país. “O Comitê está monitorando de perto os desenvolvimentos e as implicações para as perspectivas econômicas e usará suas ferramentas e atuará conforme apropriado para apoiar a economia”, escreveu Fomc no comunicado.

A decisão pelo corte foi unânime entre os formuladores de política monetária do Fed. Após o anúncio do corte dos juros nos EUA, o dólar passou a operar com forte instabilidade no Brasil, e o Ibovespa passou a subir. Os índices acionários norte-americanos também oscilavam.

Antes da decisão do Fomc, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Fed um corte nos juros de forma significativa, afirmando que custos de empréstimos mais altos são difíceis para seus exportadores e colocam o país em desvantagem.

Na semana passada, quando os mercados acionários enfrentaram uma forte turbulência, o presidente do Fed, Jerome Powell, já havia admitido que o coronavírus representava um risco para a economia norte-americana e avisou que o BC norte-americano poderia agir para evitar um contágio maior.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro retira competências do ministro da Economia sobre orçamento
Reforma da Previdência do funcionalismo público de São Paulo é aprovada sob tumulto e protestos
https://www.osul.com.br/banco-central-dos-eua-faz-corte-extraordinario-de-juros-em-resposta-ao-coronavirus/ Banco Central dos EUA faz corte extraordinário de juros em resposta ao coronavírus 2020-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar