Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Brasileiro é o que mais teme andar na rua à noite, aponta pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Sensação de segurança do brasileiro ao sair à noite é bem mais baixa que em outros países. (Felipe Dana/AP)

Em uma comparação entre moradores de 36 países, os brasileiros são os que se sentem menos seguros ao caminhar sozinhos à noite na cidade em que vivem, segundo relatório divulgado nessa terça-feira pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, grupo que reúne majoritariamente países ricos).

Segundo o “How’s Life?” (“Como vai a vida?”), que compara dados dos 34 países integrantes da OCDE mais os de Brasil e Rússia, menos de 40% dos brasileiros disseram sentir-se seguros nessa situação, bem abaixo da média de quase 70% dos moradores dos países da organização.

Mesmo nos demais países latino-americanos pesquisados – México e Chile –, a sensação de segurança ao andar à noite é maior do que no Brasil. Na Noruega, país com o percentual mais alto, mais de 80% dos habitantes se sentem seguros ao andar sozinhos à noite.

O documento reúne indicadores de bem-estar relacionados a aspectos como renda familiar, condições de moradia, saúde, educação, empregos, segurança, satisfação de vida e engajamento cívico, entre outros. “O risco de crime e violência e as percepções das pessoas sobre sua própria segurança têm impactos mais amplos sobre o bem-estar, tanto por meio de maior ansiedade e preocupação quanto ao restringir os comportamentos das pessoas”, disse a OCDE.

Violência

Na comparação entre os países analisados, o Brasil tem a mais alta incidência de mortes por agressão. A taxa de homicídios, de 25,5 por 100 mil habitantes, é cerca de seis vezes superior à média da OCDE, de 4 por 100 mil habitantes. Quando consideradas somente vítimas do sexo masculino, a taxa no Brasil é de 48,1, bem acima dos 4,4 registrados entre mulheres.

Apesar das preocupações com segurança, os brasileiros aparecem acima da média da OCDE na avaliação sobre a vida como um todo. Ao medir a satisfação geral com a vida em uma escala de 0 a 10, os brasileiros deram nota 7, acima da média de 6,6 dos países da OCDE.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

“Se derrubo Dilma, depois vocês me derrubam”, diz Eduardo Cunha à oposição
Pesquisa feita pelo Datafolha aponta que seis em cada dez brasileiros avaliam a saúde do País como ruim ou péssima
https://www.osul.com.br/brasileiro-e-o-que-mais-teme-andar-na-rua-a-noite-aponta-pesquisa/ Brasileiro é o que mais teme andar na rua à noite, aponta pesquisa 2015-10-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar