Quinta-feira, 24 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Caetano Veloso se despede de Preta Gil em post emocionado: “choro desde que soube”

Compartilhe esta notícia:

Preta começou o primeiro tratamento com quimioterapia apenas uma semana após receber o diagnóstico de adenocarcinoma na porção final do intestino. (Foto: Reprodução/ Instagram)

Caetano Veloso se despediu de Preta Gil em post emocionado em suas redes sociais. O músico lembrou da relação de primos entre a filha do amigo Gilberto Gil com seu filho, Moreno Veloso.

“Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto”, escreveu Caetano, que se refere à canção “Cantiga de ninar Moreno”.

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste domingo aos 50 anos, em decorrência de um câncer. Em comunicado nas redes sociais, Gilberto Gil, pai de Preta, informou que ela morreu em Nova York, nos Estados Unidos, e a família agora trata dos trâmites burocráticos para a repatriação do corpo. A artista passou as últimas semanas no país, onde tentava um tratamento experimental contra a doença.

Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, ela se tratou por quase dois anos contra um câncer no intestino, que a levou a cirurgias e exames no Brasil e, por fim, um tratamento nos Estados Unidos. A maneira corajosa e transparente como Preta lidou com a doença emocionou o Brasil. “Sei que fiz a escolha certa em dividir com as pessoas as minhas vulnerabilidades e meus sofrimentos. Mas com a cabeça erguida, como sempre foi, desde o começo”, disse ela quando venceu o Prêmio faz Diferença, do portal O Globo em 2025.

Tratamentos aos quais a cantora foi submetida

Preta começou o primeiro tratamento com quimioterapia apenas uma semana após receber o diagnóstico de adenocarcinoma na porção final do intestino. No quinto ciclo do tratamento, ela sofreu uma sepse e passou por quatro horas de perda de consciência, reanimação e 20 dias de UTI.

Ao todo, a cantora passou por oito sessões de quimioterapia. O tratamento utiliza medicamentos para destruir as células cancerígenas e impedir que elas se multipliquem. Os fármacos são injetados, misturados com o sangue e levados a todas as partes do corpo.

Em agosto do mesmo ano, a cantora foi submetida à retirada do tumor, por meio de uma histerectomia total abdominal, onde também há retirada do útero.

Nas redes sociais, ela contou que o procedimento foi um sucesso e seu corpo estava totalmente livre de células cancerosas, mas disse que ainda seria submetida a tratamentos adicionais. Posteriormente, ela contou que também teve que tirar o reto na cirurgia.

No fim do mês de novembro, Preta Gil foi submetida a um procedimento de reconstrução do trato intestinal e de retirada da bolsa de ileostomia, que a auxiliou por três meses na eliminação das fezes. Durante o tratamento ela também passou por sessões de radioterapia. Em dezembro daquele ano, ela anunciou o fim do tratamento do câncer.

No entanto, um ano após a cirurgia para a retirada do tumor, em agosto de 2024, Preta Gil disse que o câncer havia voltado em outras partes do corpo. A informação foi compartilhada em suas redes sociais, um dia após a sua internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

O termo médico recidiva significa que o câncer reapareceu no organismo. Isso pode acontecer no mesmo local onde ocorreu o tratamento inicial ou em diferentes órgãos. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), mesmo que o câncer se espalhe, ele continua sendo nomeado pelo local onde surgiu pela primeira vez.

Então Preta Gil começou novas sessões de quimioterapia. Para não precisar ficar internada no hospital, a cantora optou por ser submetida ao tratamento por meio de uma bomba portátil. Esse aparelho permite que o paciente receba os medicamentos onde quer que esteja.

Em novembro de 2024, Preta Gil precisou passar por uma cirurgia de emergência para solucionar um problema em seu cateter que evita obstruções do fluxo urinário. Nesse período, a quimioterapia precisou ser interrompida.

No mesmo mês, a cantora disse que iria aos Estados Unidos em busca de um tratamento alternativo após revelar que a quimioterapia não resultou no efeito desejado. No dia 19 de dezembro de 2024, Preta Gil foi submetida a uma cirurgia de 21 horas para a retirada de cinco tumores e precisou colocar uma bolsa de colostomia definitiva e não provisória, como havia acontecido na primeira intervenção.

Então, em maio, ela voltou aos Estados Unidos para tentar um tratamento experimental após esgotar as alternativas no Brasil. As informações são do portal O Globo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Entenda o que causa câncer colorretal, como o que teve Preta Gil
Colonoscopia e exame de sangue oculto ajudam a detectar câncer colorretal
https://www.osul.com.br/caetano-veloso-se-despede-de-preta-gil-em-post-emocionado-choro-desde-que-soube/ Caetano Veloso se despede de Preta Gil em post emocionado: “choro desde que soube” 2025-07-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar