Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Campanha Setembro Amarelo foca na promoção da vida e prevenção do suicídio

Compartilhe esta notícia:

A largada será às 19h30min, no Parque Marinha do Brasil, próximo ao “Skate Park”. O circuito #ChegadeTrabalhoInfantil é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Ministério Público Estadual (MP/RS), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) e da Associação dos Magistrados da 4ª Região (Amatra IV), promovida em parceria com o Clube de Corredores de Porto Alegre (Corpa). (Crédito: Banco de Dados/O Sul)

O suicídio é um mal que leva à morte um brasileiro a cada 45 minutos e se estima que um número pelo menos três vezes maior de pessoas tente tirar a própria vida no mesmo período. Registra-se ainda um número crescente de casos nos últimos anos entre adolescentes e adultos jovens. Constitui, portanto, um problema relevante de saúde pública, assim reconhecido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. E o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro que apresenta as mais altas taxas desse agravo.

O suicídio, entretanto, pode ser prevenido em mais de 90% dos casos, pois a maioria das vítimas apresentam fatores de risco, em especial transtornos mentais, sobre os quais se pode intervir. Um dos maiores desafios para a prevenção desse problema, entretanto, ainda é o silêncio. Fala-se muito pouco sobre o assunto (e sobre a depressão, uma de suas mais frequentes causas) seja publicamente, seja dentro das famílias. Essa situação não é exclusiva do Brasil, ocorrendo em quase todos os países.

Para mudar esse cenário, há alguns anos existe um movimento mundial denominado Setembro Amarelo, que definiu esse mês como dedicado à prevenção do suicídio, estimulado por entidades médicas, pelo IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio), Organização Mundial da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Saúde. O objetivo é levar informação a todos os segmentos da população, (incluindo-se os próprios profissionais de saúde), chamando atenção para o problema e fomentando medidas de prevenção.

As altas taxas de suicídio no Estado, assim como o crescente número de tentativas de suicídio (grande parte delas ainda não conhecidas, pois sua notificação obrigatória ao Sistema de Saúde é ainda recente), levou à criação do Comitê Estadual de Prevenção do Suicídio do Rio Grande do Sul, formado por várias instituições públicas e organizações civis, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde, e do qual o Centro de Valorização da Vida (CVV) é membro permanente.

O CVV, com sua experiência de mais de 50 anos, integrou-se aos movimentos para a criação de políticas públicas voltadas à prevenção do suicídio. É uma associação civil sem fins lucrativos que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio, através de atendimento telefônico. Atualmente, aproximadamente 2.000 voluntários realizam em 18 estados e no Distrito Federal, pelo número 188, quase oito milhões de atendimentos por mês pelos sob total sigilo. O Rio Grande do Sul demanda o segundo maior número de atendimentos por mês (só suplantado por São Paulo).

Parcerias
Neste ano de 2018, as parcerias anteriormente constituídas se solidificaram e ampliaram, com novos apoios importantes sendo conquistados, entre os quais o da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado do RS. Assim, foi possível construir a proposta de um relevante evento, denominado “Acampamento pela Vida” realizado neste domingo (16) nos turnos da manhã e tarde, no Parque Marinha do Brasil, com o objetivo de divulgar à comunidade de Porto Alegre informações sobre suicídio, com foco na sua prevenção.

Dentre unúmeras ações, foram realizadas atividades físicas (aula de ¨Salsa Fit” / ginástica rítmica/ partidas dos Pampacats) ; escuta do CV (rodas de conversa sobre prevenção do suicídio); atividades para crianças (recreação Infantil/ contação de histórias/ minicaminhadas).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Campanha Dia de Grêmio oferece descontos exclusivos para torcedores no aplicativo do Clube
Leilão vai arrecadar fundos para maternidade da Santa Casa. Remate terá valor revertido para aquisição de equipamentos médico-hospitalares
https://www.osul.com.br/campanha-setembro-amarelo-foca-na-promocao-da-vida-e-prevencao-do-suicidio/ Campanha Setembro Amarelo foca na promoção da vida e prevenção do suicídio 2018-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar