Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Colômbia registra primeiro foco de febre aftosa em oito anos

Compartilhe esta notícia:

Caso pode impactar exportações de carne, diz ministro da Agricultura do país. (Foto: Reprodução)

A Colômbia registrou seu primeiro foco de febre aftosa desde 2009, quando o país foi declarado livre da enfermidade que afeta o gado, informaram neste sábado (24) autoridades do país, advertindo que o caso pode impactar as exportações de carne. “O foco foi detectado em uma propriedade em Arauca (na fronteira com a Venezuela), em um prédio registrado junto ao ICA (Instituto Colombiano Agropecuário) e que cumpre com os requisitos sanitários”, declarou o instituto em comunicado.

A entidade estatal notificou o caso à Organização Mundial de Saúde Animal. “De 136 animais que estão na propriedade, sete apresentaram lesões veiculares que acusaram resultado positivo para febre aftosa tipo ‘0’”, diz a nota.

O ministro da Agricultura, Aurelio Iragorri, declarou à imprensa que esse foco “está localizado unicamente em Tame”, descartando que o vírus seja proveniente da Venezuela, país que não foi declarado livre da enfermidade. Ele ponderou que, com a crise político-econômica no país vizinho, trabalhadores venezuelanos chegam à Colômbia em busca de melhores oportunidades. E, igualmente, existe contrabando de gado.

Os bovinos infectados serão sacrificados e enterrados em uma fossa comum, sendo cobertos por cal, para evitar a propagação da doença, disse Iragorri. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

“Ofereço meu cargo em troca da liberdade da Venezuela”, diz secretário-geral da OEA
O presidente da Rússia afirmou que o seu trabalho na KGB da União Soviética esteve vinculado com espionagem clandestina no exterior
https://www.osul.com.br/colombia-registra-primeiro-foco-de-febre-aftosa-em-oito-anos/ Colômbia registra primeiro foco de febre aftosa em oito anos 2017-06-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar