Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Combate à dengue: prefeitura de Porto Alegre faz nova aplicação de inseticida no bairro São João nesta quinta

Compartilhe esta notícia:

O objetivo é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Do total, 714 foram contraídos na cidade (autóctones), 61 são importados (infecção fora da cidade) e 19 não têm local de infecção determinado. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre vai realizar uma nova aplicação de inseticida em ruas do bairro São João, na Zona Leste da cidade, nesta quinta-feira (14). Com início às 9h na rua Marcelo Gama, a atividade prevê que o bloqueio químico seja feito em parte das ruas Marcelo Gama, Zamenhoff, Felicíssimo de Azevedo e Américo Vespúcio – entre Zamenhof e Felicíssimo de Azevedo.

O objetivo é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro, devido à confirmação de casos de dengue no bairro.

As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), que coordena o trabalho de campo e têm o objetivo de interromper ou diminuir a transmissão viral em regiões com transmissão viral confirmada.

A médica veterinária Gabriela Santiago vai liderar a atividade e campo. Ela destaca que a aplicação de inseticida elimina os mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação, não sendo eficaz para a eliminação de ovos e larvas do mosquito. “Por isso, é importante a eliminação de criadouros para que não tenhamos mais mosquitos adultos no local que transmitem a doença”, resume.

Conforme o painel de monitoramento da dengue do governo do Estado, Porto Alegre tem 407 notificações de casos, 127 confirmados e 109 casos em investigação.

Sintomas de dengue

Febre alta (maior de 38ºC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos são sinais compatíveis com a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesse caso, a recomendação é de procura de atendimento o mais rapidamente possível, a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento do quadro clínico. A recomendação vale para todas as pessoas, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirmação da doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governador gaúcho anuncia a retirada de 63 setores econômicos do decreto que revisará benefícios fiscais
Projeto que promete rastrear todo o caminho do comércio do ouro avança no Senado
https://www.osul.com.br/combate-a-dengue-prefeitura-de-porto-alegre-faz-nova-aplicacao-de-inseticida-no-bairro-sao-joao-nesta-quinta/ Combate à dengue: prefeitura de Porto Alegre faz nova aplicação de inseticida no bairro São João nesta quinta 2024-03-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar