Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Comissão de Transparência do Senado aprova a convocação de secretário de Comunicação Social da Presidência

Compartilhe esta notícia:

Comissão quer explicações sobre contratos da empresa de que ele é sócio com emissoras contratadas pela secretaria

Foto: Anderson Riedel/PR
Comissão quer explicações sobre contratos da empresa de que ele é sócio com emissoras contratadas pela secretaria. (Foto: Anderson Riedel/PR)

A Comissão de Transparência do Senado decidiu nesta terça-feira (03) convocar o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, para explicar os contratos da empresa da qual é sócio com emissoras de TV e com agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, por ministérios e por estatais do governo.

No início do ano, o jornal Folha de S.Paulo publicou reportagens que apontam possível conflito de interesses envolvendo o secretário de Comunicação. Wajngarten é acionista de uma empresa de pesquisa e auditoria de mídia que presta serviços a algumas emissoras de TV e agências de publicidade.

Essas empresas que contratam a firma da qual Wajngarten é acionista, segundo as reportagens, também têm contratos com a Secretaria de Comunicação. Wajngarten foi nomeado para o cargo em abril do ano passado.

A Folha de S.Paulo diz também que Wajngarten omitiu informações sobre a empresa à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu não abrir investigação sobre o secretário.

Por se tratar de uma convocação, Wajngarten é obrigado a comparecer à comissão do Senado para prestar esclarecimentos. Se faltar e não apresentar justificativa que a comissão considere adequada, poderá responder por crime de responsabilidade. A Constituição estabelece que é crime de responsabilidade a ausência “sem a justificação adequada”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro da Saúde se encontra com o presidente da Câmara dos Deputados, mas ainda descarta pedido de verba para coronavírus
Projeto torna alunos da rede pública parceiros na posse responsável de animais domésticos
https://www.osul.com.br/comissao-de-transparencia-do-senado-aprova-a-convocacao-de-secretario-de-comunicacao-social-do-governo/ Comissão de Transparência do Senado aprova a convocação de secretário de Comunicação Social da Presidência 2020-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar