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Rio Grande do Sul O governo gaúcho ampliou para 60 dias o prazo de pagamento das contas de água da Corsan

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Clientes de tarifa social ficam isentos da cobrança por 90 dias

Foto: Divulgação
Clientes de tarifa social ficam isentos da cobrança por 90 dias. (Foto: EBC)

Durante reunião por videoconferência na tarde desse domingo (22), o governador gaúcho Eduardo Leite definiu junto com o titular da Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura), Artur Lemos Júnior, uma série de medidas para os clientes da Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento), devido aos impactos da pandemia de coronavírus. Dentre as novidades está a suspensão, por 60 dias, nos cortes por inadimplância.

Os juros e multas sobre as contas em atraso, porém, serão mantidos. Outro item do pacote é a isenção, pelos próximos 90 dias, da cobrança de tarifa para quem os beneficiários da “tarifa social”. Essa taxa, com 60% de desconto nos primeiros 10 metros cúbicos de consumo, abrange residências com área construída inferior a 60 metros quadrados e até seis pontos de tomada de água, desde que ocupada por família de baixa renda.

“Precisamos manter a empresa em funcionamento e, para tanto, mesmo que sem cortes, continuam valendo multas e juros em atrasos”, salientou o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul. “Os cidadãos que dispõem de condições para pagamento de suas faturas devem seguir adimplentes para mantermos os serviços essenciais à população.”

Serviços normalizados

Os serviços operacionais da estatal no abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários seguem normais, apesar da situação de calamidade pública decretada pelo Estado no âmbito das ações de contenção aos efeitos da crise gerada pela expansão dos casos de coronavírus. A garantia é do governo gaúcho:

“Centenas de profissionais que fazem parte das equipes que trabalham nas estações, bem como da manutenção das redes e leitura de hidrômetros, seguem nas suas atividades, observando os protocolos recomendados pelas autoridades para minimizar possibilidades de contatos físicos e de transmissão de coronavírus”.

A direção da Corsan admite que no sábado (21) ocorreram problemas no atendimento de seu call-center, já que a empresa organizou o deslocamento de servidores para trabalho domiciliar, diminuindo temporariamente o pessoal no serviço. “Entretanto, a situação já se normalizou”, ressalta.

O atendimento presencial está suspenso, mas os usuários da companhia podem solicitar os serviços da empresa pelos canais de atendimento à distância (por meio da internet ou de aplicativo).

Quanto à situação da estiagem, ainda não solucionada, a recomendação é a manutenção da higiene normal neste período de calamidade pública, porém ressaltando que a água deve ser utilizada de forma racional, sem desperdícios, pois os níveis dos mananciais, de uma forma geral, ainda estão muito baixos.

(Marcello Campos)

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