Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Detonações controladas são realizadas em barragem na Serra Gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Fissuras foram detectadas na barragem Passo do Meio

Foto: Divulgação
Fissuras foram detectadas na barragem Passo do Meio. (Foto: Divulgação)

A empresa Energética Campos de Cima da Serra começou, neste sábado (08), a nova etapa para a abertura de comportas laterais na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, por meio de detonações controladas.

O procedimento vai reduzir o volume de água da barragem para posterior manutenção de duas fissuras. De acordo com a empresa, a vibração da detonação não deve causar riscos à estrutura da barragem.

O uso de explosivos foi autorizado pelo Exército Brasileiro e liberado pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental). Serão realizados três avanços, dois com detonação e um manual. A segunda etapa está prevista para ocorrer entre as 18h desta segunda-feira (10) e as 6h de terça-feira (11).

Uma terceira fase para abertura da comporta será realizada de forma manual. A estimativa é de que a primeira comporta esteja aberta até quarta-feira (12). O processo vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os riscos de inundação para posterior manutenção das duas fissuras identificadas.

Por meio do Sistema de Comando de Incidentes, em Bento Gonçalves, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do RS atua conjuntamente com o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar durante nova varredura das áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas para garantir a segurança da população durante as detonações.

O Centro de Operações da Defesa Civil enviou, na tarde de sexta-feira (07), um alerta via SMS para os moradores das comunidades com casas próximas ao rio e que estão na zona de impacto direto.

No mês passado, a Energética Campos de Cima da Serra emitiu um comunicado sobre a detecção de fissuras na barragem.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Congresso decreta luto oficial de quatro dias após Brasil ultrapassar 100 mil mortes por coronavírus
Após tragédia, primeiro-ministro do Líbano anuncia que vai propor eleições antecipadas
Pode te interessar