Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de maio de 2025
O teste foi acompanhado por representantes do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.
Foto: Luciano Lanes/PMPAO Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, neste sábado (3), o teste de acionamento das comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. O exercício consistiu no fechamento e reabertura das passagens 1, 2, 4 e 6, localizadas junto ao Muro da Mauá.
“Ao longo do último ano, antes mesmo das obras de substituição e fechamento definitivo, realizamos uma série de melhorias operacionais nas comportas. Com isso, tivemos uma operação bastante tranquila nos portões que foram testados”, afirma o diretor-executivo do Dmae, Vicente Perrone.
O teste foi acompanhado por representantes do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/Ufrgs), Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil.
Obras
Das 14 comportas existentes até o ano passado no sistema de proteção contra cheias, restam apenas 11. “As passagens 3, 5 e 7 já foram fechadas definitivamente por meio da extensão do muro, em concreto armado”, informou a prefeitura. O processo se repetirá, ao longo dos próximos quatro meses, nos portões 8, 9, 10 e 13. A obra terá investimento de R$ 3,1 milhões.
Já as comportas 11, 12 e 14, que permanecerão móveis, serão substituídas por novas – projetadas, especificamente, para resistirem às características da região da avenida Castelo Branco, onde há influência do rio Jacuí sobre o Guaíba. A obra está prevista para se estender até o início de 2026, com investimento de R$ 8,2 milhões.
Por fim, as comportas 1, 2, 4 e 6, que foram submetidas ao teste de acionamento deste sábado, serão reformadas com melhorias na vedação e mobilidade. As passagens em questão não apresentaram falhas de operação durante a última cheia, registrada em maio de 2024.