Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump convida presidente filipino à Casa Branca e abre nova crise no governo: teor do telefonema surpreende agências de segurança dos EUA

Compartilhe esta notícia:

Presidente das Filipinas acompanhado de seu assistente. (Foto: Reprodução)

O telefonema de Donald Trump no sábado ao presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, era visto por autoridades de segurança norte-americanas como rotina diplomática, uma vez que o republicano participará de uma cúpula no Sudeste Asiático em novembro. No entanto, a notícia de que Trump chamou à Casa Branca o filipino, acusado de ordenar massacres sob alegação de combater a criminalidade, expôs o governo a uma nova onda de críticas.

Com o convite, Trump pareceu legitimar um líder autoritário acusado de ordenar o assassinato extrajudicial de suspeitos de tráfico de drogas. Agora, o Departamento de Estado e o Conselho de Segurança Nacional tentam colocar objeções à visita. Ainda não está claro se Duterte receberia o visto norte-americano, em razão das acusações de abusos dos direitos humanos contra ele quando ainda não ocupava a presidência, afirmam advogados de direitos humanos.

Uma declaração da Casa Branca na noite do sábado afirmou que Trump teve uma “conversa muito amigável” com Duterte e os dois líderes haviam discutido “o fato de que os filipinos estão trabalhando muito duro para livrar seu país das drogas”.

Ao endossar a guerra às drogas de Duterte, Trump se torna um cúmplice moral de futuros assassinatos”, afirmou John Sifton, o diretor para Ásia da organização Human Rights Watch. As medidas do governo filipino resultaram na morte de milhares de suspeitos de usar ou vender narcóticos e de outros sem envolvimento com drogas. O chefe de gabinete de Trump, Rience Priebus, defendeu a ligação feita por Trump. “O objetivo da ligação era falar de Coreia do Norte”, disse à rede ABC”, considerando o contato “necessário”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Donald Trump avalia criar regra para dividir grandes bancos de Wall Street
Turistas de EUA, Canadá, Austrália e Japão terão visto eletrônico do Brasil neste ano
https://www.osul.com.br/donald-trump-convida-presidente-filipino-casa-branca-e-abre-nova-crise-no-governo-teor-telefonema-surpreende-agencias-de-seguranca-dos-eua/ Donald Trump convida presidente filipino à Casa Branca e abre nova crise no governo: teor do telefonema surpreende agências de segurança dos EUA 2017-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar