Segunda-feira, 04 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump diz que o general iraniano planejava matar muitos norte-americanos

Compartilhe esta notícia:

Trump afirmou que ordenou que o general iraniano Qassem Soleimani fosse morto para evitar uma guerra, não para começar uma. (Foto: Tia Dufour/Official White House)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (3) que o comandante iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo dos EUA, estava planejando matar muitos norte-americanos. “O general Qassem Soleimani matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo período de tempo, e estava planejando matar muitos mais”, escreveu Trump em um tuíte. As informações são da agência de notícias Reuters.

Trump também afirmou que ordenou que o general iraniano Qassem Soleimani fosse morto para evitar uma guerra, não para começar uma, alegando que o comandante militar do Irã planejava ataques iminentes contra norte-americanos.

Soleimani estava planejando ataques iminentes e sinistros contra diplomatas e militares americanos, mas nós o pegamos no ato e terminamos isso”, disse Trump a jornalistas no resort de Mar-a-Lago, na Flórida.

Agimos na noite passada para parar uma guerra. Não agimos para começar uma guerra”, disse Trump, acrescentando que os EUA não buscam uma mudança de regime no Irã.

Os Estados Unidos tinham informações de inteligência “claras e não ambíguas” de que o principal general do Irã planejava uma campanha significativa de violência contra os EUA quando o país decidiu atacá-lo, disse o principal general norte-americano nesta sexta-feira, alertando que os planos elaborados pelo general iraniano Qassem Soleimani ainda podem ser executados.

O general do Exército Mark Milley, chefe do Estado Maior Conjunto dos EUA, disse a um pequeno grupo de repórteres que “compreendemos completamente as consequências estratégicas” associadas ao ataque contra Soleimani, o mais proeminente comandante militar do Irã. Mas ele disse que o risco da inação excedia o risco de a morte do general iraniano escalar dramaticamente as tensões com Teerã.

Há risco? Com certeza há risco! Mas estamos trabalhando para mitigá-lo”, disse Milley em seu gabinete no Pentágono.

O ataque aéreo dos Estados Unidos em Bagdá teve o objetivo de interromper um “ataque iminente” que colocaria em risco norte-americanos no Oriente Médio, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em entrevistas nesta sexta-feira.

Em entrevistas para Fox News e CNN, Pompeo se recusou a discutir detalhes da suposta ameaça, mas disse que foi “uma avaliação baseada em informações de inteligência” que levou à decisão de atacar Qassem Soleimani, comandante da Força Quds, uma corporação de elite do Irã.

Ele estava planejando ativamente na região para tomar ações —uma grande ação como a descreveu— que colocaria em risco dezenas ou centenas de vidas americanas. Sabemos que era iminente”, disse Pompeo à CNN.

Essas ameaças eram localizadas na região”, acrescentou Pompeo. “Ontem à noite foi o momento que precisávamos atacar para garantir que esse ataque iminente… fosse interrompido”, afirmou.

O Irã ameaçou retaliar após o ataque aéreo dos EUA contra a segunda figura mais poderosa da República Islâmica, uma ação que marcou uma dramática escalada no conflito Irã-EUA no Oriente Médio.

Pompeo disse que os Estados Unidos continuam comprometidos com a redução das tensões com o Irã, mas que se defenderão. Ele acrescentou que os EUA fortaleceram suas posições na região e estão preparados para qualquer possível retaliação, incluindo um ataque cibernético.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Tribunal anuncia uma nova eleição presidencial na Bolívia para o dia 3 de maio
General do Irã morto pelos Estados Unidos era herói nacional e o mais poderoso chefe militar do país
https://www.osul.com.br/donald-trump-diz-que-o-general-iraniano-planejava-matar-muitos-norte-americanos/ Donald Trump diz que o general iraniano planejava matar muitos norte-americanos 2020-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar