Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eleições nos Estados Unidos: Donald Trump não dá sinais de arrancada final nas pesquisas

Compartilhe esta notícia:

A Casa Branca não tem planos para suspender imediatamente todas as restrições para entrada de estrangeiros. (Foto: Andrea Hanks/The White House)

Apesar da série intensa de comícios e eventos de campanha, a pressão final da campanha à reeleição de Donald Trump não parece dar resultados, a apenas cinco dias do fechamento das urnas nos EUA. A média de pesquisas elaborada pelo site Fivethirtyeight não aponta grandes variações nas sondagens nacional e estaduais — uma das poucas exceções é o Estado de Ohio, onde Trump liderava com pequena vantagem até poucos dias, mas onde agora está apenas 0,1 ponto percentual à frente de Joe Biden.

No caso das sondagens nacionais, Biden está perto de abrir dois dígitos de diferença para o republicano — vale ressaltar que esses números servem como uma espécie de termômetro para todo o país, uma vez que nos EUA é utilizado o sistema de Colégio Eleitoral, no qual as eleições estaduais decidem o resultado final.

Na média das sondagens estaduais elaborada pelo Fivethirtyeight, o maior destaque na última quinta-feira (29) foi a queda brusca de Donald Trump em Ohio, passando de 1,6 ponto percentual de vantagem, na quarta (28), para apenas 0,1 ponto percentual no dia seguinte. Na Flórida, onde Trump aposta muitas fichas, Biden mantém uma vantagem que gira em torno de dois pontos percentuais.

Para vencer no Colégio Eleitoral, são necessários 270 dos 538 votos de delegados enviados pelos 50 Estados americanos. Outro site de análises políticas, o Cook Political Report, avalia que Biden tem, no momento, 188 votos garantidos, 24 prováveis e 78 possíveis, em um total de 290 votos. Trump, por sua vez, tem 77 votos garantidos e 48 prováveis, em um total de 125. O site avalia ainda que 123 votos no colégio estão indefinidos e que 78 tendem aos democratas.

Votos antecipados

Faltando poucos dias de campanha presidencial nos Estados Unidos, mais de 85 milhões de americanos já depositaram seus votos, sendo 9 milhões no Texas, onde o gabinete do secretário de Estado disse nesta sexta-feira (30), que a votação antecipada ultrapassou o comparecimento total de 2016.

A votação antecipada está quebrando recordes no país e, nacionalmente, o comparecimento já ultrapassou 60% do total de 2016, de acordo com o Projeto Eleições da Universidade da Flórida. O Texas já é o segundo Estado, depois do Havaí, a superar a participação total de 2016 antes do dia da eleição.

O Texas não vota em um democrata para presidente desde 1976, mas pesquisas de opinião levam a crer que o democrata Joe Biden está liderando entre os eleitores que ajudaram a estabelecer os níveis inéditos de votação antecipada. Sondagens também indicam que Biden está efetivamente empatado com o presidente republicano Donald Trump ali.

Trump adotou um tom otimista na Casa Branca nesta sexta, ao dirigir aos jornalistas antes de partir para uma viagem de campanha. “Texas – estamos indo muito bem”, disse.

A equipe de Trump citou sua própria análise interna, segundo a qual o presidente tem centenas de milhares de cédulas de dianteira entre os votos antecipados.

A vice de chapa de Biden, Kamala Harris, tem uma visita programada para o Texas na terça-feira (3), o dia da eleição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Canadá mantém fronteiras fechadas até o fim de novembro por causa do coronavírus
Casos de coronavírus aumentam em todos os Estados-chave da eleição dos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/eleicoes-nos-estados-unidos-donald-trump-nao-da-sinais-de-arrancada-final-nas-pesquisas/ Eleições nos Estados Unidos: Donald Trump não dá sinais de arrancada final nas pesquisas 2020-10-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar