Quarta-feira, 24 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Empreiteiras articulam com Lula e STF restituição de R$ 25 bilhões da corrupção da Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil, Antonio Palocci firmou acordo de leniência para devolução de valores oriundos de corrupção nos governos do PT. (Foto: Reprodução vídeo)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Contando com a conhecida intimidade que o presidente eleito Lula possui com a maioria dos ministros do STF, dirigentes de empreiteiras e outras empresas que firmaram acordos de leniência durante a Operação Lava Jato estão se articulando nos bastidores do governo de transição para conseguir a revisão desses acordos e o recebimento de volta dos valores pagos. A negociação das empreiteiras com Lula envolve a princípio, cerca de R$ 25 bilhões desviados dos cofres públicos e devolvidos após a homologação dos acordos de leniência. Desse total, a Petrobras é, até agora, uma das maiores beneficiárias da devolução de recursos. A estatal já recebeu em seu caixa 6,28 bilhões de reais.

Corrupção no Brasil existiu, diz Luiz Fux

É oportuno recordar que, em junho deste ano, durante evento em Belém do Pará, o ministro Luiz Fux, então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que “ninguém pode esquecer” que casos de corrupção ocorreram no Brasil e que “embora nas decisões da Lava Jato tenha havido anulações formais, aqueles R$50 milhões nas malas eram verdadeiros”.

– Não eram notas americanas falsificadas. O gerente que trabalhava na Petrobras devolveu R$98 milhões de dólares, e confessou efetivamente que tinha assim agido”, afirmou.

Marcel Van Hatten diz que País já vive sob “ruptura institucional”

Para o deputado federal gaúcho Marcel van Hattem (Novo), “a ruptura institucional no Brasil já aconteceu”. Marcel afirmou nesta quarta-feira, 30, durante audiência pública realizada na Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado Federal, que a omissão do Congresso Nacional também é uma das causas desta desordem institucional do país:

– Temos de admitir que estamos mal, muito mal na fita. Como parlamentares, falhamos. É por isso que já não podemos dizer que vivemos numa democracia plena no Brasil. A ruptura já aconteceu. Onde já se viu um parlamentar ter medo de se manifestar?”, questionou.

Como vai o pedido da CPI

Sobre o pedido de instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Abuso de Autoridade, Marcel Van Hatten diz que a proposta já conta com apoio de 181 parlamentares de 19 Estados diferentes e 12 partidos. A CPI defende a investigação de supostos excessos cometidos por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PEC do Rombo no orçamento quer resolver agora, todos os próximos quatro anos.

A PEC do Rombo, ou PEC da Picanha, na qual a equipe de transição quer um cheque em branco do Congresso Nacional para gastar R$ 175 bilhões de reais além do previsto no orçamento, e resolver agora todos os quatro anos futuros, vive momento dramático. Embora o consórcio de imprensa omita isso, assim como outras informações que não chegam à população, o fato real é que não há como aprovar a proposta tal como ela está. Este fato foi confirmado ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. E, caso não consiga aprovar agora essa autorização para abrir um rombo no orçamento, o governo eleito terá ainda maiores dificuldades se deixar para a próxima legislatura. Se analisarmos a composição do Congresso Nacional, o Centrão, aliado de Jair Bolsonaro (PL, PP, União Brasil e Republicanos) tem até 256 votos, considerando também a adesão de partidos nanicos. As legendas de centro, como MDB, PSDB e PSD reúnem 87 deputados, enquanto a federação de esquerda soma 124 cadeiras.

No Senado, denúncia da propaganda gratuita no rádio surrupiada de Jair Bolsonaro

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações e ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, Fábio Wajgarten, apresentou ontem na sessão da Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle do Senado, que realizou audiência pública para debater a denúncia de fraude nas eleições, números impressionantes da fraude na propaganda gratuita, em prejuízo da campanha de Jair Bolsonaro. Segundo a auditagem de Wajgarten, 1.253 milhão de spots da propaganda do candidato Jair Bolsonaro foram surrupiados e não foram ao ar em rádios de todo o país:

– Como a gente chegou nestes números: se são 4.980 rádios onde há 25 inserções por dia, o total que deveria ter sido veiculado é óbvio. Ao custo médio de R$ 30, a campanha teve R$ 36 milhões, R$ 38 milhões não veiculado, em mídia não entregue.”

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

14 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Cezar Roldão Schuaste
1 de dezembro de 2022 14:07

pppppppp

Luiz Carlos Rozzo Bidio Rosa
1 de dezembro de 2022 09:53

Todo Mundo Sabe Que a Lava Jato /
Foi uma Farça?
Akuer Delgatti Desmascarou a Lava Jato?
Ate o Nosso TRF4
Mostrou as Converça de Sergio Moro?
co Gebran Neto?
Tenho Un Vidio da Sentença do TRF4
do Voto de Grebran Neto?
Destruirão As Empresa da Engeharia Pessado do Pais
En Nome Da Corrupção/…See more

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 10:33

FAKE NEWS. Não vai conseguir melar o governo, desta vez. Tente, invente, faça um 2023 diferente. Não cola mais notícias falsas…

Mario Orlandini
1 de dezembro de 2022 11:19

A lava jato foi uma farsa claro, um monte de gerentes de estatais, ministros devolveram milhões por pura CARIDADE, não foi roubo ou desvio para a ” TXURMA ” fazer a festa sob o comando do “ladrão mor ” , comprar políticos do Deputados e Senadores é essencial para todos enriquecerem , e ainda sobrar um trôco para obras em Cuba, Venezuela, Bolívia e outros, para formar a grande nação marxista, pura fantasia pura caridade dessa turma que está voltando para continuar as obras de caridade próprias….kkkkk

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 11:28

A corrupção é tão velha quanto andar pra frente e kh sentado. Não vem com essa de dizer que com PT, foi quando começou a corrupção no Brasil. Mesmo com toda a vigilância, no governo do mito houve corrupção sem tamanho. Por exemplo: O militar que estava na presidência da PETROBRAS, ganhava 150 mil por mês e ganhou 1,5 milhões em PRODUTIVIDADE” por causa dos preços aviltantes e superfaturados dos combustíveis. Isso não é corrupção também? Além do mais, todos os MILITARES que ocupam cargos públicos nesse governo, recebem duplamente. Salário de militar mais supersalários como administradores.

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 11:32

O futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer reabrir as embaixadas do Brasil que Jair Bolsonaro (PL) fechou nos últimos quatro anos e vai avaliar o estabelecimento de novos postos diplomáticos em locais onde o país ainda não tem presença. A afirmação é do ex-chanceler e ex-ministro da Defesa Celso Amorim, cotado para assumir um papel central no desenho da política externa de Lula. O diplomata faz parte do grupo de transição no Itamaraty…. – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/…/governo-lula-reabrira…

Fernando Krause
1 de dezembro de 2022 17:06

Retórica, jogo de palavras para os sindicatos voltarem a receber $$$$ do trabalhador.

Cezar Roldão Schuaste
1 de dezembro de 2022 14:05

Está sempre ofendendo e cachorro raivoso, não gosta do colunista não o lê, vai assinar outro jornal ….

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 11:44

O GOVERNO QUE TU E A CORJA DEFENDEM, FRÁVIO…. Em reunião com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira, 1º, sindicalistas vão apresentar relatório do grupo setorial do Trabalho, que alerta para o sucateamento do ministério – eles alegam que falta até papel para imprimir documentos nas delegacias regionais. Outra queixa é a de que são poucos os fiscais em atuação no País. Nesta quarta-feira, 30, representantes das centrais disseram a Geraldo Alckmin que não desejam a volta do imposto sindical, assim como ele. Os sindicatos querem ter a permissão para cobrar a taxa negocial, que incidiria em caso… Leia mais »

José Costa
1 de dezembro de 2022 11:54

Se (se), o molusco conseguir assumir, escrevam aí: vai ser eté indenizado pelos dias que esteve preso. A Vandeca está toda molhadinha de tão exitada que está.

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2022 12:56

Tem trabalhador indignado contra os ANTIDEMOCRÁTICOS GOLPISTAS CONSPIRADORES…

https://www1.folha.uol.com.br/…/caminhao-avanca-sobre…

Wilson Kaderli
1 de dezembro de 2022 13:05

Se preparem brasileiros!!!! Assistam ao maior roubo do Brasil parte II em cartaz a partir de janeiro

Fernando Krause
1 de dezembro de 2022 16:49

A próxima etapa do lulopetismo e seus “cumpanheros” é o Estado 🇧🇷 ser o réu das falcatruas “socialistas” e ter de devolver os R$ BI roubados dos cofres públicos aos criminosos condenados por CORRUPÇÃO.
Aí será o “fim da várzea”.

Gustavo Medeiros
1 de dezembro de 2022 20:00

Acho que temos que pedir desculpas pro LULA e as empreiteiras

As dores e as esperanças de um novo paradigma
Choro no cofre
Pode te interessar
14
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x