Sábado, 09 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de maio de 2016
Estreia em Porto Alegre nesta sexta-feira (13) “Rubro-Almodóvar”, espetáculo de dança que evoca a intensidade do universo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. A montagem gaúcha assinada pela companhia KHAOS Cênica ficará em cartaz no Teatro Renascença até o dia 22 de maio com exibições nas sextas, sábados e domingos, sempre às 20h. A entrada é franca.
Com direção e concepção de Denisson Beretta Gargione e financiamento do Fumproarte, a atração recorre a dois aspectos da obra de Almodóvar: a tragédia e o desejo. O elenco, formado pelos bailarinos Alice Sales, Saja Leges, Lauren Hartz, Juan Gabriel e Arthur Bonfanti e o próprio diretor, busca evocar os personagens dos filmes do espanhol. Em cena, eles buscam, na intrincada urdidura dos enredos, resolver seus conflitos internos e externos, sempre amparados por uma boa dose de drama amenizada paradoxalmente pelo humor.
As coreografias são embebidas de influências latinas, flamencas e clássicas, com referências da dança de salão e da dança contemporânea, mesclando movimentos fortes e sensuais para compor o passional e o trágico. A escolha musical, composta originalmente para o trabalho por Rodrigo Ferreira, evoca a atmosfera dos longas-metragens de caráter ora passional e trágico, ora espirituoso com instrumentos de cordas e piano.
O vermelho, cor predominante da paleta de cores do cineasta, pontua também a cenografia e os figurinos do espetáculo. Assim, as peças assinadas por Paola Zanete têm a funcionalidade de potencializar o exagero e os movimentos dramáticos do enredo. Já o cenário prima por linhas simples e funcionalidades, sendo composto por um grande painel – o suporte para interação da vídeo-dança e das coreografias ao vivo em uma relação que busca mesclar paradigmas.
Voltar Todas de Teatro & Dança