Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Garota de 8 anos encontra espada da era pré-viking de 1,5 mil anos em lago na Suécia

Compartilhe esta notícia:

Espada foi encontrada no lago Vidöstern e, segundo museu, estava extremamente bem preservada. (Foto: Reprodução)

Uma menina de oito anos encontrou uma espada da era pré-viking enquanto nadava em um lago na Suécia durante o verão. Saga Vanecek achou a relíquia no lago Vidöstern, quando passava férias na casa de veraneio da família no condado de Jönköping.

Inicialmente, foi informado que a espada tinha mil anos, mas especialistas do Jönköpings Läns Museum – que agora está preservando a peça histórica – acreditam que ela pode datar de cerca de 1,5 mil anos atrás.

“Não é todo dia que você pisa em uma espada no lago!”, diz Mikael Nordström, que trabalha no museu. O nível da água estava extremamente baixo na ocasião, devido a uma seca, o que provavelmente explica por que Saga encontrou a espada. “Senti algo na água e levantei. Tinha uma alça e contei ao meu pai que parecia uma espada”, relatou à emissora de rádio Sveriges.

O pai de Saga, Andy Vanecek, afirmou ao site The Local ter pensado inicialmente que a filha havia encontrado um bastão ou galho diferente na água. Só quando pediu a um amigo para dar uma olhada mais de perto que ele descobriu que provavelmente seria uma relíquia antiga. O museu afirmou que a espada estava extremamente bem preservada.

A descoberta de Saga levou o museu e a prefeitura local a realizarem mais escavações no local, encontrando um broche do século 3. O Jönköpings Läns Museum disse que as buscas no lago estão em andamento e ainda podem revelar itens mais antigos.

Relíquia de Dom Romero

A Basílica de Dom Bosco na Cidade do Panamá recebeu uma relíquia do Beato Óscar Arnulfo Romero, um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude. Para a ocasião foi celebrada uma cerimônia presidida pelo arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. Numerosos fiéis acolheram o relicário com um pedaço de tecido com o sangue de Dom Romero após cair morto em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a missa capela do Hospital da Divina Providência de San Salvador. Também chegaram um busto e uma réplica da sua mitra.

A relíquia ficará no Panamá até o final da Jornada Mundial da Juventude que será realizada em janeiro de 2019, e durante este período fará peregrinações em várias partes do país. No próximo dia 14 de outubro o Papa Francisco proclamará santo Dom Romero e o Papa Paulo VI e com eles serão canonizados também dois sacerdotes, duas religiosas e um leigo.

Em julho deste ano já tinha chegado ao Panamá uma relíquia de primeiro grau do Beato Óscar Arnulfo Romero. Trata-se de um pequeno fragmento de uma de suas costelas que foi extraído no momento em que realizaram a autópsia depois de seu assassinato em 1980. O pequeno fragmento está colocado sobre um quadro com uma imagem de Dom Romero, que foi Arcebispo de San Salvador. A relíquia foi enviada pela igreja em El Salvador e entregue a Dom Ulloa pelo padre Rafael Urrutia, postulador da causa de canonização do beato salvadorenho.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Para conter Bolsonaro, aliados de Fernando Haddad querem fazer um apelo aos eleitores de centro logo após o primeiro turno
A maconha é pior para o cérebro do que o álcool
https://www.osul.com.br/garota-de-8-anos-encontra-espada-da-era-pre-viking-de-15-mil-anos-em-lago-na-suecia/ Garota de 8 anos encontra espada da era pré-viking de 1,5 mil anos em lago na Suécia 2018-10-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar