Quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Por Gisele Flores | 14 de agosto de 2025
General Basto assume Comando Militar do Sul em cerimônia marcada por homenagens e legado humanitário
Foto: Comando Militar do SulPORTO ALEGRE — Em cerimônia presidida pelo comandante do Exército, General Tomás Paiva, o General de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto, 58, assumiu nesta terça-feira (13) o Comando Militar do Sul (CMS), sucedendo o General Hertz Pires do Nascimento. Hertz segue para Brasília, onde comandará o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.
O evento, realizado no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, reuniu autoridades civis, militares e diplomáticas, incluindo representantes dos Estados Unidos, Haiti, Uruguai, Paraguai e Argentina. A solenidade foi marcada por um minuto de silêncio em homenagem aos cinco soldados do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado envolvidos em um acidente fatal na BR-116, em São Leopoldo. Três deles morreram a caminho da cerimônia.
A apresentação das tropas incluiu destacamentos de infantaria, cavalaria mecanizada e motorizada dos três estados da região sul, com participação das forças de prontidão FORPROM e FORSUL. A Banda de Música do CMS e o Coral do Colégio Militar acompanharam a cerimônia com repertório patriótico.
O campo de parada onde ocorreu o evento foi o centro de comando da Operação Taquari, realizada em maio de 2024, durante a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul. A operação, liderada por Hertz, coordenou o resgate de mais de 70 mil pessoas, com mais de 730 pousos e decolagens de helicópteros em poucos dias. A ação teve continuidade com a Taquari 2, marcada pela articulação entre forças civis e militares.
Durante a cerimônia, Hertz foi homenageado com uma referência elogiosa que destacou sua atuação em operações como Ágata, Arandu, Paraná, Atlas, Cordel Detonante, Coxilha, Membuí, Ibicuí e Passo da Pátria. Sua gestão foi marcada por ações voltadas à valorização da família militar, preservação da memória histórica, incentivo à leitura e modernização do Museu do CMS. Seu retrato foi inaugurado na galeria de ex-comandantes.
Natural do Rio de Janeiro, o novo comandante, General Basso, ingressou no Exército em 1985. Possui mestrado em Defesa Nacional na Argentina e especialização em Direito Internacional Humanitário na Itália. Já comandou o 23º Batalhão de Caçadores, a 11ª Brigada de Infantaria Leve e a 2ª Divisão de Exército, além de ter atuado como Secretário-Geral do Exército.
Sob o lema “A elite do combate convencional”, o CMS inicia um novo ciclo sob a liderança de Basto, reafirmando seu papel estratégico na defesa nacional e na resposta a emergências humanitárias.
Voltar Todas de Giro dos Fatos