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Tecnologia Google constrói novo cabo submarino para ligação de internet entre América Latina e os Estados Unidos

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Estrutura terá "escala" no litoral paulista, antes de chegas à Argentina. (Foto: EBC)

O Google informou que está construindo um cabo submarino para ligar Brasil, Uruguai e Argentina aos Estados Unidos. Segundo a empresa, ele vai aumentar a capacidade de conexão à internet entre as regiões.

Denominada “Firmina”, a estrutura sairá de Las Toninas, cidade argentina a 337 km da capital Buenos Aires, e vai até a costa leste dos Estados Unidos. No caminho, ele se conecta às cidades de Punta del Este, no Uruguai, e Praia Grande (SP), no Brasil.

A expectativa da empresa é que, com seus 12 pares de fibra ótica, o Firmina ajude a melhorar o acesso de usuários na América do Sul aos seus serviços, como a busca, o Gmail, o YouTube e o Google Cloud.,

Por meio de seu blog, o Google afirmou que o cabo será o mais longo do mundo entre os que são capazes de funcionar com fonte de energia somente em uma de suas pontas. Isso permite que o tráfego seja mantido mesmo que as outras fontes estejam temporariamente indisponíveis.

“A capacidade do Firmina de funcionar com uma única fonte de energia em uma das pontas é importante, pois garante confiabilidade, uma das principais prioridades do Google para a rede”, afirmou a companhia.

O uso de uma fonte de energia em apenas uma das pontas é mais comum em cabos curtos. A prática é dificultada em cabos longos, que precisam amplificar o sinal de luz em alguns pontos de seu trajeto.

Representantes do Google explicam que o novo cabo submarino vai se manter em funcionamento mesmo com apenas uma fonte de energia porque ele recebe uma voltagem 20% maior em relação à utilizada em sistemas anteriores.

Europa

Depois de ser multado pelo governo da França em 220 milhões de euros por abuso em práticas de publicidade on-line, o Google anunciou que fará mudanças em suas práticas globais de anúncios.

Para o órgão francês, a empresa usou sua integração de ferramentas para distorcer o processo e aproveitá-lo de forma indevida, para, por exemplo, descobrir o preço das plataformas de leilão de publicidade concorrentes e oferecer taxas mais atraentes por meio de seus servidores de publicidade instalados em sites de editoras.

Vários países europeus têm intensificado os esforços de regulação contra gigantes da tecnologia para pôr fim ao que consideram um verdadeiro monopólio global nas mãos de poucas empresas, principalmente as americanas Google, Facebook, Amazon e Apple.

Na semana passada, a União Europeia e o Reino Unido haviam anunciado a abertura de investigações antitruste formais no recurso de anúncios classificados do Facebook. A União Europeia também tem ações similares contra Apple e Amazon.

As autoridades consideram que com o tamanho que essas empresas ganharam elas têm atuado no mercado de forma desleal, seja com a compra de empresas menores para sufocar a concorrência ou mesmo para privilegiar seus próprios serviços.

E foi exatamente isso que a agência reguladora de concorrência da França apontou: que o Google Ad Manager, plataforma de gerenciamento de anúncios do Google para grandes sites, favorecia o Google AdX, mercado de anúncios online da própria empresa, onde os editores vendem espaço a anunciantes em tempo real.

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