Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de agosto de 2016
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão provocando uma corrida, literalmente sem obstáculos, às academias de ginástica. São pessoas inspiradas nos atletas olímpicos, que querem sacudir a poeira e procurar melhor performance e definição corporal. E outras que querem definitivamente iniciar a prática de esportes de alto rendimento e passar a participar de competições. De acordo com os responsáveis por esses tipos de estabelecimentos, a procura por matrícula cresceu até 20% nas últimas duas semanas.
“Notamos um movimento maior à procura de vagas, que coincide com o início da Olimpíada”, afirma Mary Souza, funcionária de uma academia. A maioria das instituições esportivas também atesta o crescimento de interessados nas práticas de dezenas de modalidades esportivas.
Apesar da euforia, especialistas alertam: é importante que cada um saiba exatamente qual o melhor tipo de esporte para praticar, de acordo com o seu biotipo (conjunto de características herdadas geneticamente e adquiridas no ambiente, que configura o indivíduo).
Antônio Carlos Mello, preparador físico de confiança do técnico Wanderley Luxemburgo, é especialista em esportes de alto rendimento e prevenção de doenças cardíacas em decorrência de exercícios exagerados ou praticados de forma inadequada. Ele adverte que cada ser humano, apesar de semelhante, é diferente um do outro.
“O conjunto de diferenças somadas de um indivíduo é o que determina o seu biotipo. Portanto, é fundamental saber qual o biotipo de cada um. Isso fará a diferença na hora de treinar, na hora de se alimentar e de saber os limites do corpo”, observa Mello.
Biotipos.
Existem três tipos de biotipos: o ectomorfo (magro, com mais dificuldades de ganhar massa muscular); endomorfo (que possui grande dificuldade para perder gordura, mas ganham peso, seja em músculos ou gordura, facilmente); e mesomorfo (ganham massa muscular muito mais rapidamente do que a maioria das pessoas e, da mesma forma, podem perder gordura também de forma rápida).
O primeiro é relativo a pessoas bem magras, que estocam menos gordura por terem metabolismo mais acelerado. Praticantes de maratonas, salto em altura, basquete, futebol, vôlei e natação são esportes que se enquadram bem no ectomorfo, como é o caso de Michael Phelps, Usain Bolt e Luca Dotto. O endomorfo é aquele com perfil semelhante a levantadores de peso ou lançadores de disco, por exemplo. Já quem tem a característica mesomórfica se encaixa melhor na ginástica olímpica e em vários tipos de lutas.
Mello alerta que uma análise médica é primordial para quem quer iniciar uma atividade física. “Com base na avaliação médica, esses profissionais saberão dosar a quantidade e o tempo de exercícios adequados para cada indivíduo.” (AD)