Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Leite vegetal com receita criada por algoritmos chega ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

Leite criado por algoritmos leva óleo de coco, repolho, abacaxi e chicória. (Foto: NotCo/Divulgação)

Depois de maionese e sorvete, a startup chilena NotCo lança no Brasil seu leite com origem 100% vegetal. A peculiaridade da companhia é que ela utiliza algoritmos para chegar à receita ideal dos seus produtos. Essa inteligência articial compara informações de moléculas presentes em alimentos de origem animal com as de plantas e sugere a combinação de vegetais que simulem o produto.

Dessa forma, a linha de produtos Not Milk leva uma mistura inusitada: óleo de coco, repolho, abacaxi e chicória. A combinação leva em conta parâmetros como sabor, cor, textura e valor nutricional. Assim, o Not Milk não tem lactose, glúten, colesterol ou qualquer produto transgênico

A linha de leite chega com três produtos: integral, semi-desnatado e achocolatado. A empresa conta que a versão de leite integral foi criada especialmente para atender o mercado brasileiro, já que, segunda a companhia, os consumidores chilenos têm preferência por leite mais magro, no estilo semi-desnatado. A companhia fez vendas dos novos produtos em um evento especial em São Paulo, e afirma que eles devem chegar em breve a padarias e supermercados. O preço, porém, ainda não foi divulgado.

A NotCo chama seu “algoritmo chef de cozinha” de Giuseppe, e foi desenvolvido por dois dos três cofundadores: um deles é doutor em ciência da computação e especialista em aprendizado de máquina e o outro é doutor em biotecnologia vegetal e especialista em bioquímica e genética de plantas.

Um dos investidores da NotCo é o fundador da Amazon, Jeff Bezos: seu fundo de investimentos pessoal, o Bezos Expeditions, participou da última rodada de aportes da startup, em US$ 30 milhões.

Sorvete vegano

Está chegando às lojas do País o Not IceCream, um sorvete vegano criado por meio de inteligência artificial: o algoritmo é responsável por escolher a receita perfeita do produto, inserindo proteína de ervilha no lugar do leite. Trata-se do segundo produto da startup chilena NotCo.

O produto inicialmente estará à venda apenas em supermercados em São Paulo no sabor chocolate. O sorvete não contém glúten, transgênico ou ovo.

Segundo a empresa, o sorvete não dá a sensação de que está faltando algo. “Se ninguém disser que é feito a partir de ervilha e outros ingredientes vegetais, o consumidor não nota”, afirma Luiz Augusto Silva, presidente da NotCo no Brasil. A startup tem como objetivo recriar alimentos de origem animal apenas com ingredientes vegetais.

A NotCo afirma que em breve lançará outros sabores do sorvete, como baunilha e morango. A empresa também pretende oferecer o produto em outras capitais brasileiras.

A startup levou três anos para desenvolver o sistema de inteligência artificial que escolhe a combinação dos ingredientes. A NotCo chama seu “algoritmo chef de cozinha” de Giuseppe. Ele usa dados nutricionais e sensoriais, além da composição molecular, sobre milhares de plantas e animais para chegar a uma fórmula ideal da receita.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Conheça os destinos mais econômicos para viajar no ano novo e nas férias de verão
A revista Nature lista a ativista Greta Thunberg e o brasileiro Ricardo Galvão entre as dez personalidades do ano para a ciência
https://www.osul.com.br/leite-vegetal-com-receita-criada-por-algoritmos-chega-ao-brasil/ Leite vegetal com receita criada por algoritmos chega ao Brasil 2019-12-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar