Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Liberdade, o tema do pronunciamento de Michel Temer hoje

Compartilhe esta notícia:

Presidente Michel Temer fala hoje em rede nacional. (Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O presidente Michel Temer faz nesta sexta-feira um pronunciamento em rede nacional. Ele optou por falar sobre a liberdade, em um sentido bem amplo. No discurso, gravado na quinta-feira, o presidente fará homenagem a Tiradentes, cuja morte é lembrada no dia 21 de abril. O presidente vai homenagear também o descobrimento do Brasil, comemorado no dia 22.

Novo sócio para a Refap

A Petrobras apresentou a proposta para privatizar quatro refinarias em dois blocos, duas no Nordeste e duas no Sul. Juntas, elas têm 37% da capacidade de refino total da companhia. A refinaria Alberto Pasqualini em Canoas, é uma delas. O modelo de negócios é interessante, embora ainda não aprovado pela diretoria da empresa, prevê a venda de 60% das unidades. A estatal ficaria com os 40% restantes e manteria sob seu controle 75% do mercado de refino. A Petrobras tem 13 refinarias no Brasil.

Prioridade para o Fundo do Idoso

Está próximo de ser votado em caráter conclusivo – sem necessidade de ir a plenário – na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto que cria o Programa Cidade Amiga do Idoso para incentivar municípios a adotarem medidas para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa. O município que receber o selo amigo do idoso terá prioridade no recebimento de recursos do Fundo Nacional do Idoso.

PT e PSDB: aliados na Câmara

Diferentemente do que ocorre publicamente, na Câmara dos Deputados os tradicionais adversários, PT e PSDB estão juntos na obstrução da instalação da comissão especial que vai discutir o projeto de modernização do setor elétrico. As duas bancadas até agora não indicaram representantes. O projeto propõe expandir o mercado livre de energia e tentar recuperar o setor, que foi praticamente destruído pela política adotada para o setor no governo Dilma Rousseff, em 2013.

A um passo do acordo da dívida

O governo gaúcho aguarda apenas a homologação pelo ministro Marco Aurélio, do STF, do termo firmado com a Advocacia-Geral da União e a Secretaria do Tesouro Nacional na última terça-feira, para definir a data de assinatura do pré-acordo de adesão ao RRF. A informação é do vice-governador José Paulo Cairoli que coordena o esforço de adesão ao acordo da dívida. O governo está de olho no alívio que representará a economia de R$ 11,3 bilhões até 2020. É bom lembrar que a Lei Complementar que autoriza o Estado a aderir ao RRF foi sancionada pelo governador José Ivo Sartori em 26 de março.

Mulher no comando da Fazenda

Para aqueles que reclamam da falta de protagonismo das mulheres no governo do presidente Michel Temer, Ana Paula Vescovi assumiu esta semana como ministra da Fazenda interina com a viagem de Eduardo Guardia para Washington participar de reunião do FMI. É bom lembrar: é a primeira vez que uma mulher ocupa o comando da Fazenda desde Zélia Cardoso de Mello, no governo de Fernando Collor.

PGR examina o que Gleisi disse

Está caminhando a passos largos o procedimento preliminar aberto pela Procuradoria-Geral da República para analisar a possibilidade de abrir inquérito sobre um vídeo gravado pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), para a TV Al-Jazira. Na gravação, transtornada, a senadora ela diz que o ex-presidente Lula é um preso político e desqualifica a Justiça brasileira.

Ajustes da Reforma trabalhista

A MP (medida provisória) 808 que faz ajustes na reforma trabalhista deveria ter sido votada até o último dia 16 pela Câmara dos Deputados. Como isso não ocorreu, a proposta perde validade na próxima segunda-feira. O governo ainda não encontrou uma solução para o vácuo deixado pela falta de regulamentação. A preocupação maior está na perda da arrecadação de impostos (IR) e contribuições (FGTS e Previdência Social), com os trabalhadores intermitentes e com a incerteza sobre se as novas regras valerão para os contratos antigos.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Ex-governador Jair Soares diz que saída para a crise é um novo Pacto Federativo
Dupla derrota
https://www.osul.com.br/liberdade-o-tema-do-pronunciamento-de-michel-temer-hoje/ Liberdade, o tema do pronunciamento de Michel Temer hoje 2018-04-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar