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Marcas & Veículos Lombada eletrônica: uma tecnologia de 23 anos

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Lombada eletrônica
Equipamento que verifica se os veículos estão trafegando dentro do limite de velocidade foi criado em 1992. Foto: Divulgação

Há 23 anos, em 20 de agosto de 1992, começou a funcionar a primeira lombada eletrônica do Brasil. O dispositivo, desenvolvido pela Perkons, trouxe um novo conceito para medidor de velocidade: o de comunicação com o usuário, o equipamento mostra imediatamente ao motorista se ele está dentro dos limites de velocidade.

A primeira lombada eletrônica foi instalada em Curitiba, e continua operando ainda hoje. Curiosamente, a criação do equipamento aconteceu depois que seus desenvolvedores quase se envolveram em um acidente por causa de uma lombada física, e buscaram uma forma de reduzir de velocidade sem gerar riscos para o condutor.

Desde o início, o equipamento é utilizado para garantir que os veículos trafeguem dentro do limite de velocidade regulamentado para o trecho da via onde está instalado. E, ao longo desses anos, adotou novos recursos para melhoria da qualidade da imagem e precisão. Opera com sensor intrusivo (laços magnéticos na pista) ou não (laser ou doppler). O display hoje conta com iluminação de LED. A câmera capta imagens de alta resolução e coloridas. O dispositivo possui vários modelos e o design foi alterado para melhorar a visibilidade. Houve também a integração de outras funcionalidades.

Algumas lombadas podem capturar vários tipos de infração como ultrapassagem em local proibido, transitar com veículo em situação irregular e em horário e local não permitido (rodízio e restrição de caminhões) e contramão de direção.

Impacto nas infrações

De acordo com levantamento realizado pela Perkons, um ano após a instalação de lombadas eletrônicas, o número de infrações registradas pelos equipamentos diminui em média 70%. Esse comportamento se repete em todos os pontos em que o equipamento é instalado, seja uma via urbana ou rodovia. Dados captados pelos equipamentos mostram que 99,9% dos motoristas respeitam os limites de velocidade estabelecidos nos locais em que estão instalados.

Estudo do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio), realizado com equipamentos instalados nas rodovias federais, comprova que a instalação de redutores eletrônicos de velocidade contribui para a diminuição do número de acidentes e mortes. Segundo o levantamento, os equipamentos evitam cerca de 3 mortes e 34 acidentes por ano.

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https://www.osul.com.br/lombada-eletronica-uma-tecnologia-de-23-anos/ Lombada eletrônica: uma tecnologia de 23 anos 2015-08-21
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