Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O presidente do PEN51 (Partido Ecológico Nacional) no Rio Grande do Sul, Luis Afonso, saudou ontem o ingresso do deputado federal Jair Bolsonaro, definindo como “uma nova etapa do partido, que poderá avançar no desejo de cumprir com seu objetivo de contribuir para que a sociedade se desenvolva respeitando valores importantes, como a família e o patriotismo”. Afonso observa que existe “uma confiança plena no nosso presidente, Adilson Barroso, e nos valores éticos e morais que Jair Bolsonaro irá acrescentar ao trabalho que estamos desenvolvendo”. A perspectiva do partido, que antes da chegada de Bolsonaro seria de buscar a eleição de um deputado federal e uma cadeira na Assembleia Legislativa, agora, segundo o dirigente do PEN gaúcho, “se amplia, e projetamos dois deputados federais, e até três deputados estaduais, sem contar com a perspectiva de elegermos o presidente da República”, avalia Luis Afonso.
TRF4 continua aumentando penas do juiz Sérgio Moro
Um recado para os condenados na Operação Lava-Jato pelo Juiz Sérgio Moro, que ainda não tiveram seus recursos julgados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região: o TRF-4 aumentou de 12 para 15 anos a pena de Jorge Luiz Zelada, ex-diretor da área internacional da Petrobras. Ele foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em esquema de afretamento do navio-sonda Titanium Explorer por US$ 1,8 bilhão.
Conselho de ética avança para julgar senadoras
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado deve se reunir na próxima terça-feira para analisar a denúncia contra as senadoras Fátima Bezerra (PT-RN), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Regina Souza (PT-PI), Lídice da Mata (PSB-BA) e Ângela Portela (PDT-RR), que ocuparam a Mesa Diretora na votação da reforma trabalhista. O presidente do conselho, senador João Alberto Sousa (PMDB-MA), convocou os integrantes para a escolha mediante sorteio do relator da denúncia.
A vitória de Temer e a palavra de Antonio Mariz
O presidente Michel Temer obteve uma vitória importante ontem no plenário da Câmara, ao barrar com 267 votos, a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Antes, porém, o advogado de Temer, Antonio Mariz de Oliveira, pediu aos deputados que não acatassem o pedido para remeter a denúncia. “Deem um ano e meio para Temer seguir sua ‘obra magnífica’”, afirmou da tribuna, ao fazer a defesa do presidente. Mariz de Oliveira criticou a delação de Joesley Batista e destacou que a gravação da conversa do empresário com o presidente teve “deturpação, enxertos e uma série de vácuos”, e, por esta razão, questionou a sua legitimidade como prova.
Surpresas na bancada gaúcha
Entre os votos dos deputados federais gaúchos, ocorreram surpresas em bancadas como o PP, DEM, PSD e o PRB, todas alinhadas com o governo federal, onde nomearam cargos de confiança importantes. Afonso Hamm, Luiz Carlos Heinze e Jeronimo Goergen (PP), Carlos Gomes (PRB), Danrlei de Deus (PSD) e Onyx Lorenzoni, alinharam-se com a oposição, formada pelo PT, PCdoB, PSol e PDT.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.