Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Lula diz que não consegue falar com ninguém dos Estados Unidos sobre a taxação

Compartilhe esta notícia:

Presidente brasileiro exaltou relação com a China ao reclamar de falta de empenho do governo norte-americano. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nessa quinta-feira (28) que o governo brasileiro ainda não conseguiu contato com a diplomacia dos Estados Unidos para renegociar as tarifas impostas aos produtos brasileiros por Donald Trump.

A declaração foi dada durante a nomeação de novos diretores para agências reguladoras brasileiras.

Lula pediu seriedade aos indicados e compromisso com o Brasil em meio a um cenário internacional adverso. “Esse momento está muito delicado do ponto de vista político”, disse Lula.

“Até agora a gente não conseguiu falar com ninguém nos EUA”, disse Lula. “(OS EUA) Suspenderam a reunião com o (ministro da Fazenda, Fernando) Haddad e foi se reunir com Eduardo Bolsonaro. Uma demonstração da falta de seriedade com a relação com o Brasil”, disse.

“A hora que eles quiserem negociar, o ‘Lulinha paz e amor’ está de volta. Não tenho medo de errar”, concluiu o presidente.

Prejuízo

Lula afirmou ainda que a taxação dos EUA a exportações brasileiras com tarifas de 50% vai prejudicar o próprio consumidor dos Estados Unidos e que a conta “vai aparecer em algum momento”.

O presidente também defendeu o multilateralismo, afirmando que essa é a melhor forma de “estabelecer a convivência democrática entre os países”.

Lula também distribuiu afagos à China e afirmou que foi “ousado”, ao reconhecer o país asiático como uma economia de mercado durante os primeiros mandatos dele. “Eu reconheci a China e sou agradecido porque o Brasil tem hoje, na China, o seu maior parceiro comercial. O fluxo comercial entre Brasil e China é de US$ 160 bilhões, o dobro do fluxo entre Brasil e Estados Unidos”, disse o petista.

Big techs

Lula defendeu ainda a regulação das big techs pela legislação brasileira e repetiu que está aberto ao diálogo, mas que a Casa Branca é que não demonstra disposição para conversar.

“Quem cuida do povo brasileiro é o próprio povo brasileiro, não é uma big tech americana, chinesa, francesa ou de qualquer outro país. É importante que eles saibam disso. Esse momento é um momento muito delicado do ponto de vista político”, disse Lula, ao defender uma discussão do tema pelo Congresso Nacional, a cujas regras, segundo ele, “todos estarão subordinados”.

Lula comentou que os Estados Unidos enviaram um recado ao Brasil de que não se pode regular as redes sociais. A intenção do governo, segundo o petista, é mostrar que toda empresa que atua no Brasil tem uma regulação própria. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Após operação da Polícia Federal, diretor do Banco Central defende avançar em regulação de terceirização de serviços bancários
“Homem que se respeita não rasteja para outro”, diz Lula sobre não ligar para Trump
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-nao-consegue-falar-com-ninguem-dos-estados-unidos-sobre-a-taxacao/ Lula diz que não consegue falar com ninguém dos Estados Unidos sobre a taxação 2025-08-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar