Domingo, 23 de junho de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Rio Grande do Sul Lula visita Porto Alegre e Lajeado nesta sexta-feira, em segunda viagem ao Estado no atual governo

Compartilhe esta notícia:

Presidente não visita os gaúchos desde junho do ano passado. (Foto: Ricardo Stuckert/ Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca no Rio Grande do Sul com nove ministros para sua segunda viagem ao Estado em seu atual mandato. Porto Alegre e Lajeado (Vale do Taquari) estão no roteiro, primeira etapa de um provável giro por diversos Estados. O vice Geraldo Alckmin também participa da comitiva.

A agenda foi invertida em relação à sequência divulgada anteriormente, quando se informou que a cidade do Interior seria a escala inicial. Mas os compromissos devem ser basicamente os mesmos antecipados no dia 7 pelo ministro gaúcho Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, após reunião com o chefe do Palácio do Planalto.

Na capital gaúcha, Lula deve chegar por volta das 11h à sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Zona Norte, para um evento onde detalhará ações do governo federal e investimentos destinados ao Estado por meio do programa “Novo PAC” de aceleração do crescimento econômico e inclusão social.

O passo seguinte será uma coletiva de imprensa, no mesmo local, com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (que acumula o comando do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e dos seguintes titulares da pastas federais:

Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde), além do ministro-substituto dos Transportes, Adrualdo Catão, e do já mencionado Paulo Pimenta.

Autoridades locais também estarão presentes, como o governador gaúcho Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo, além de representantes de entidades empresariais e de outros setores.

Na sequência, a comitiva de Lula viajará de helicóptero até Lajeado, para um compromisso às 15h no Teatro da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A agenda prevê uma cerimônia de prestação de contas do governo federal no auxílio aos municípios atingidos pelos temporais de setembro passado. A expectativa é que sejam anunciadas novas medidas.

Visita anterior

Lula não viaja ao Rio Grande do Sul desde o dia 30 de junho do ano passado, quando realizou em Porto Alegre a sua primeira visita oficial ao Estado em seu terceiro mandato presidencial, iniciado em janeiro. Ele conheceu novas instalações do Hospital de Clínicas e participou da cerimônia de entrega de quase 500 unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Viamão (Região Metropolitana).

No mesmo dia, ele e a primeira-dama nacional Janja da Silva foram recepcionados no Palácio Piratini (Centro Histórico) para um almoço. O evento foi concorrido e em clima quase informal, além da presença de diversas autoridades de diferentes instâncias do poder.

A ocasião também marcou um fato inédito no País: a presença do namorado do governador como um dos “cicerones” do evento, na condição extra-oficial de “primeiro-cavalheiro” do Estado – meses depois, Eduardo Leite e o médico paulista Thalis Bolzan formalizariam a relação por meio de um registro de união estável.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Badesul obteve lucro líquido superior a R$ 116 milhões em um ano
Senado argentino rejeita megadecreto do presidente do país em sessão tensa convocada por vice
https://www.osul.com.br/lula-visita-o-rio-grande-do-sul-na-proxima-sexta-feira/ Lula visita Porto Alegre e Lajeado nesta sexta-feira, em segunda viagem ao Estado no atual governo 2024-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar