Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Fog

Bem-Estar Mães com coronavírus podem continuar amamentando

Compartilhe esta notícia:

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Agosto é celebrado como o Mês de Aleitamento Materno no Brasil desde 2017. O período também é chamado de Agosto Dourado, cor que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano, líquido essencial para a vida e o desenvolvimento do bebê.

Mas, em meio à pandemia de Covid-19, a preocupação das mães com a amamentação aumenta. E uma dúvida surge: mulheres que contraíram a doença podem amamentar normalmente?

Segundo a coordenadora de assistência em aleitamento materno do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, Maíra Domingues, que é enfermeira pediátrica, os estudos feitos com amostras de leite de mães que tiveram a doença indicam que o novo coronavírus não é transmitido pela amamentação.

“As mães podem e devem continuar amamentando, mesmo estando com sintomas compatíveis com a síndrome gripal ou infecção respiratória, ou mesmo a confirmação para Covid-19, se for seu desejo e se estiverem em condições clínicas adequadas. Mas é importante que elas utilizem a máscara quando forem amamentar ou realizar algum cuidado com o bebê. E, claro, a higienização das mãos com bastante frequência, antes e depois da mamada ou cuidado”, explicou a enfermeira pediátrica.

Mas, segundo Maíra, as doações para bancos de leite estão contraindicadas para mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de casos de coronavírus.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bem-Estar

Prefeitura de Porto Alegre realiza cadastramento de espaços culturais para a Lei Aldir Blanc
“A desinformação mata mais até que o próprio vírus”, diz Bolsonaro
Deixe seu comentário
Pode te interessar