Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Mist

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mais de 90% dos gaúchos são contra o aumento do ICMS, aponta pesquisa divulgada pela Fiergs

Compartilhe esta notícia:

"Há muitas incertezas geradas pelo cenário de instabilidade política, ajuste fiscal e juros elevados", disse o presidente da Fiergs, Heitor José Müller (Foto: Banco de Dados)

A maioria dos eleitores gaúchos (91,7%) é contra a aprovação do aumento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos deputados estaduais, conforme pesquisa encomendada pela Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) ao Instituto Methodus.

Entre os entrevistados, 73,2% afirmaram que a elevação da alíquota não resolverá a crise financeira do Estado, e 88,3% que ampliará o desemprego. “O aumento do imposto não é uma questão empresarial. O cidadão tem plena consciência do impacto negativo sobre toda a economia. Essa percepção ficou clara pela grandeza dos números da pesquisa, quando a posição contrária à elevação do ICMS se aproxima de 100%”, afirmou o presidente da Fiergs, Heitor José Müller.

O levantamento apurou ainda o nível de conhecimento da população em relação à proposta do governo enviada ao Legislativo. Conforme o resultado, os impactos da elevação do ICMS para solucionar os problemas financeiros do Estado são de conhecimento de 73,5% dos gaúchos. De acordo com 75,5% dos entrevistados, a medida não estimulará o crescimento da economia estadual. Pelo contrário, diminuirá a atividade econômica (73,8%), provocará a perda de competitividade das empresas (75,6%) e o avanço da inflação (86%).

As entrevistas ocorreram de 28 de agosto a 1º de setembro e envolveram 1 mil pessoas, de diferentes classes sociais, de ambos os sexos, acima de 16 anos e eleitores. O levantamento em 20 municípios abrangeu todas as mesorregiões. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Uma das principais vitrines do PT, Pronatec tem metade das vagas cortada pelo governo
Coordenador da bancada gaúcha no Congresso pede que Exército atue nas ruas do RS para garantir a segurança
https://www.osul.com.br/mais-de-90-dos-gauchos-sao-contra-o-aumento-do-icms-aponta-pesquisa-divulgada-pela-fiergs/ Mais de 90% dos gaúchos são contra o aumento do ICMS, aponta pesquisa divulgada pela Fiergs 2015-09-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar