Quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 29 de setembro de 2018
Manifestantes em todos os Estados e no Distrito Federal foram às ruas em atos contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) neste sábado (29). O movimento, chamado de #EleNão, foi convocado pelas redes sociais, com o apoio de artistas, durante o mês de setembro. Ao todo, foram 114 cidades com atos contrários.
Em resposta ao movimento, apoiadores de Bolsonaro também se reuniram em atos que ocorreram em cidades de 16 Estados.
No Rio de Janeiro, na Cinelândia, mulheres levam cartazes com os dizeres “Ele Não” – uma campanha que se espalhou pelas redes sociais contra o político e ganhou adesão até de artistas internacionais como as cantoras Madonna e Cher.
Em São Paulo, por volta das 14h30min, centenas de pessoas estavam no Largo da Batata, na Zona Oeste, no ato “Mulheres contra Bolsonaro”. O evento reuniu integrantes da União da Juventude Socialista, União Estadual dos Estudantes Secundaristas, sindicatos, coletivos feministas, militantes com bandeiras do PT, PSOL, PSTU e Rede. Barracas vendiam camisetas com as palavras #EleNão. A expressão também estava em bandeiras acompanhada de palavras de ordem como “ditadura nunca mais”, contra o machismo, o racismo e a exploração.
Porto Alegre
Em Porto Alegre, a manifestação do #EleNão ocorreu no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre. O ato teve a presença de candidatos e foi pacífico. A organização informou que 20 mil pessoas participaram do ato.
Um ato a favor do deputado em Porto Alegre será realizado às 15h deste domingo (30) no Parque Moinhos de Vento, o Parcão. Mais de 3 mil pessoas confirmaram presença pela internet.
No Vale do Sinos, apoiadores de Bolsonaro realizaram carreatas em São Leopoldo e Novo Hamburgo neste sábado. Atos a favor dele também ocorreram em outros municípios do interior do RS.
Outros países
Em diversas cidades ao redor do mundo, também foram realizados protestos contrários ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto na eleição brasileira.
Com o slogan #Elenão – criado em uma campanha dentro de um grupo no Facebook que reúne 3,8 milhões de mulheres -, pessoas se organizaram e protestaram em cidades da Alemanha, Espanha, França, Suíça, Itália e Portugal. Em Genebra, uma das principais cidades da Suíça, as pessoas protestaram na frente à sede da Organização das Nações Unidas.
Na sexta-feira, a cantora Madonna postou uma mensagem contra Bolsonaro e aumentou a visibilidade do movimento nas redes sociais.
Cidades como Nova York, Londres, Lisboa, Barcelona e Cidade do México, também tiveram manifestações contra Jair Bolsonaro.