Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mastercard e Visa entregam proposta ao Banco Central do Brasil para a realização de pagamentos pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia:

Usuários podem interagir com chatbot pela plataforma e consultar informações que recebem. (Foto: EBC)

A Mastercard e a Visa entregaram ao BC (Banco Central) o modelo de arranjo de transferências que será utilizado na ferramenta de pagamentos e transações do WhatsApp. Em nota, a Visa informou que a proposta tenta responder a “todas as preocupações” do Banco Central e garantir os protocolos de segurança e interoperabilidade do serviço e inclui a modalidade de transferência pedida pelo órgão regulador.

Aguardamos o retorno do Banco Central para darmos continuidade ao processo, e seguimos com o compromisso de oferecer soluções de pagamentos inovadoras e abertas, que beneficiam indivíduos, empresas e economias em geral”.

O presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul, João Pedro Paro Neto, explicou que as bandeiras precisaram criar o arranjo de transferências, uma nova modalidade. Segundo Paro Neto, anteriormente a transferência estava dentro do arranjo de pagamento, mas o BC sentiu a necessidade da nova forma para dar mais segurança para a operação. As duas empresas entregaram suas propostas na terça-feira.

Existem outras coisas que o Banco Central nos pediu para completar que era esclarecimento sobre, por exemplo, segurança de dados, sigilo bancário, todas essas coisas que nós temos no nosso arranjo de pagamento e obviamente está no arranjo de transferências.”

O BC barrou o funcionamento da ferramenta uma semana após o anúncio pelo WhatsApp, no meio de junho. Ressaltando preocupações com a preservação de um “adequado ambiente competitivo”, a autoridade monetária decidiu suspender para analisar o impacto da entrada do WhatsApp no sistema financeiro.

O presidente da Mastercard afirmou que o projeto não apresenta problemas para a competição.

Foi falado, WhatsApp já falou, Cielo já falou, não tem exclusividade, não tem nada. Pode ter outros provedores de serviços, outros adquirentes, outro qualquer coisa que você queira colocar. Não tem proibição de nada nem exclusividade de nada com ninguém.”

No mesmo dia em que o BC suspendeu o funcionamento, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também barrou a ferramenta para analisar o impacto na competitividade do setor. Semanas depois, após o Facebook e a Cielo, que são parceiros na ferramenta, apresentarem informações ao Conselho, o Cade decidiu autorizar o funcionamento.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse no início do mês que o BC está disposto a autorizar o funcionamento da ferramenta desde que o sistema siga o mesmo rito de avaliação utilizado por outros. Segundo o presidente, o BC quer que as empresas demonstrem que o arranjo de pagamento é competitivo e tem capacidade de proteger os usuários.

Paro Neto entende que não haverá mais problemas para a aprovação daqui para frente. O presidente afirmou que agora em diante haverá várias reuniões de trabalho, o que, ressaltou, é um trabalho normal entre órgão regulador e entidade regulada.

Do que ele pediu e do que nós mandamos, nós entendemos que não tem problema nenhum. A gente entende que a gente respondeu bastante bem a todos os posicionamentos e a solução que está implantada responde bastante bem a todos os pontos.”

O presidente também disse que não vê problemas para a integração ao Pix, projeto de pagamentos instantâneos do BC e que há demanda no mercado para o tipo de solução do promovido pelo WhatsApp.

Nós pensamos sempre em fazer o mais rápido possível, é óbvio. A nossa intenção é essa. Quando a gente olha, o mercado demanda. Nós fizemos pesquisas recentes onde 53% das pessoas disseram que querem pagar através de mídia digital, esse tipo de solução que o exemplo é o WhatsApp.” As informações são do jornal O Globo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O vice-presidente Hamilton Mourão disse que o desmatamento na Amazônia teve recorde no mês de junho porque as ações do governo começaram tarde
O preço de passagens aéreas caiu 26%; veja itens que mais subiram e mais caíram em junho
https://www.osul.com.br/mastercard-e-visa-entregam-proposta-ao-banco-central-do-brasil-para-a-realizacao-de-pagamentos-pelo-whatsapp/ Mastercard e Visa entregam proposta ao Banco Central do Brasil para a realização de pagamentos pelo WhatsApp 2020-07-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar