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Rio Grande do Sul Ministro da Infraestrutura diz que debate para renovar concessão da Ecosul no RS é prematuro

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Empresa opera BR-116 e BR-392 no Rio Grande do Sul

Foto: Ricardo Botelho/Minfra
Empresa opera BR-116 e BR-392 no Rio Grande do Sul. (Foto: Ricardo Botelho/Minfra)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta segunda-feira (17) que considera prematuro o debate sobre a prorrogação do contrato de concessão das rodovias BR-116 e BR-392, no trecho entre Camaquã e Jaguarão, no Rio Grande do Sul. A concessão da rodovia, operada pela Ecosul e que é responsável pelo escoamento da produção gaúcha, vence em 2026 e a concessionária quer a renovação do contrato.

Para isso, a empresa propõe a redução de 40% no valor da tarifa das cinco praças de pedágio, dos atuais R$ 12,30 para R$ 7,38, e a criação de mais duas praças de pedágio entre Pelotas e Porto Alegre.

A Ecosul também disse se dispõe a fazer a duplicação de 90 quilômetros da BR 116, entre Pelotas e Guaíba; a duplicação do lote quatro da BR-392, de 8,9 quilômetros no Porto do Rio Grande; a recuperação da ponte do canal São Gonçalo, entre Pelotas e Rio Grande e a duplicação de 116 quilômetros da BR-290, no trecho entre a BR-116 e Pantano Grande, esse último trecho não incluído na concessão.

Em troca a empresa sugere incorporar à concessão um trecho de 125 quilômetros da BR-116, entre Porto Alegre e Camaquã. “É muito prematuro discutir isso agora, em termos de probabilidade ainda é muito baixo”, disse o ministro durante audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados para debater a proposta.

De acordo com Tarcísio de Freitas, a possibilidade de renovação do contrato precisa se mostrar vantajosa para o governo. Ele disse ainda que a proposta da empresa é “interessante”, mas que prefere que o debate ocorra após a conclusão dos estudos de concessão da BR-116, entre Porto Alegre e Camaquã; e a BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, que deve ocorrer em junho. Para Freitas, não há motivo “para ansiedade desmedida”.

Segundo o ministro, após a conclusão dos estudos vai ser possível saber se a proposta da empresa vai ter custo menor para o usuário: “essa comparação tem que ser feita. Mais na frente vou ter os números e aí a gente consegue ter uma comparação das duas propostas com mais clareza”.

Viabilidade jurídica

Tarcísio disse que ainda não se sabe se há viabilidade jurídica para a renovação do contrato. Aos deputados, o ministro disse que se a proposta for aceita, deve percorrer algumas etapas até a renovação do contrato. “A gente tem que ver o que o contato estabeleceu, do ponto de vista da possibilidade de extensão e de quantas vezes essa extensão pode se feita”, disse o ministro.

Entre as etapas, o ministro disse que a 116, entre Porto Alegre e Camaquã, precisa ser incluída no PDN (Programa Nacional de Desestatização) do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e que a proposta também teria que passar por audiências públicas, entre outros passos, para se concretizar.

“A proposta que está sendo posta na mesa tem a vantagem de trazer muitos investimentos em curto prazo, tem a vantagem de reduzir a tarifa que existe hoje e de resolver alguns problemas que há algum tempo estão lá na prateleira”, disse. “Se for viável juridicamente, se for demonstrada a vantajosidade [sic] e se a sociedade topar pode ser que a gente faça uma extensão [do contrato]”, acrescentou.

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https://www.osul.com.br/ministro-da-infraestrutura-diz-que-debate-para-renovar-concessao-da-ecosul-e-prematuro/ Ministro da Infraestrutura diz que debate para renovar concessão da Ecosul no RS é prematuro 2021-05-18
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