Segunda-feira, 25 de Maio de 2020

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Acontece Natureza ajuda manter a tranquilidade e aliviar o estresse nessa quarentena

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(Foto: Reprodução)

O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta terça-feira (07), e pesquisas apontam que o contato com a natureza é uma das formas mais simples e eficientes para minimizar o estresse da vida moderna e manter um estilo de vida saudável. Um estudo realizado em 2016 pelo pesquisador e professor da Escola de Saúde Pública de Harvard e um dos maiores especialistas da área Peter James, apontou que o contato com a natureza estimula as pessoas a fazerem mais atividades físicas, perderem peso e terem menos problemas cardiovasculares, além de diminuir potencialmente os problemas de saúde mental, como estresse e depressão.

Esses resultados somaram-se aos de vários outros estudos que também apontam a relação direta da natureza com o aumento na concentração, incremento da memória e a evolução na recuperação de procedimentos cirúrgicos. Mas como manter contato com os elementos da natureza em tempos de pandemia do novo coronavírus com parques públicos fechados e recomendação de isolamento social? A resposta está na criatividade.

“A natureza é parte integrante e indissociável da saúde humana e, portanto, o acesso a ela deve sempre ser garantido. Além de todos os benefícios que oferece, como ar limpo, água potável e alimentos nutritivos, é na natureza que buscamos o relaxamento, a reconexão com nós mesmos e inspirações para a vida. A natureza é o melhor remédio para a saúde física e para a saúde mental”, diz a gerente de Conservação da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Leide Takahashi.

Por isso, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza reuniu seis maneiras para as pessoas se conectarem com a natureza, mesmo em tempos de isolamento social.

Sons da natureza: Os sons da natureza são como uma música clássica, uma orquestra. Têm o poder de auxiliar o indivíduo a relaxar, se liberar um pouco das questões cotidianas e transportar os pensamentos para lugares e paisagens que transmitem prazer e serenidade.

Obras de arte: da mesma forma que os sons, as imagens auxiliam a relaxar. Um estudo publicado em 2015 no International Journal of Environmental Research and Public Health apontou que imagens que retratam a natureza ajudam as pessoas a se recuperarem de situações de estresse.

Jardins e hortas: Já que não podemos ir até à natureza nesse momento, por que não trazê-la cada vez mais para dentro de casa? Até mesmo quem mora em pequenos apartamentos pode – e deve! – cuidar de plantas, ter um mini jardim ou uma pequena horta caseira. O contato com as plantas serve como uma forma eficaz de terapia, ajudando no relaxamento e na sensação de bem-estar.

Piqueniques caseiros: uma opção bem interessante de manter o contato com a natureza é realizar piqueniques em casa. A atividade é bem simples e quem ensina a fazer é o Marcos, personagem da Turma do Miguel. Ele ensina, de forma lúdica, que basta estender uma toalha colorida, flores e plantinhas, alimentos saudáveis e aproveitar a diversão para promover a educação ambiental e a conexão das crianças com a natureza desde cedo.

Atividades manuais: uma boa maneira de reunir a família para cocriar objetos que valorizam a vida animal, promover a educação sustentável e se divertir. É possível, por exemplo, chamar a garotada para montar um minhocário, um bebedouro para os pássaros ou um abrigo para pequenas aves. Tudo com material reciclado ou reaproveitado.

Observação de aves: a prática de observação de aves, também conhecida como birdwatching, já mobiliza cerca de 30 mil pessoas no Brasil, segundo dados da Conservação Internacional. E esta é uma prática que pode muito bem ser feita em casa, prestando atenção nas espécies de aves que estão próximas às nossas janelas, varandas e quintais, nas árvores ou até mesmo nas fiações das cidades.

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