Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Nesta terça-feira é comemorado o Dia Mundial da Voz, uma data que ganhou importância internacional desde a sua criação no Brasil, em 1999

Compartilhe esta notícia:

Alteração na voz pode ser o indício de alguma doença. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (16) é comemorado o “Dia Mundial da Voz”, data que foi criada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

De acordo com a fonoaudióloga da Clínica Comunicação, Lia Boger, a data traz uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Lia destaca sinais de alerta da voz, como:

• Alterações na voz;

• Tosse frequente;

• Alterações no timbre da voz ou dificuldade em impostar a voz;

• Pigarrear ou apresentar rouquidão com frequência.

Prevenção

A fonoaudióloga acrescenta que, a precaução com a voz é uma questão de condicionamento físico, pois ela precisa estar forte para aguentar as variações do cotidiano. Por isso, Lia indica algumas ações simples e muito úteis para a preservação de sua voz:

• Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia;

• Falar sem esforço, articulando bem as palavras;

• Evitar pigarrear ou gritar;

• Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas;

• Cuidar com choque térmico ao ingerir líquidos gelados, quando usamos intensamente a voz.

Procure um médico

A médica Débora Lima, coordenadora do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), explica que a investigação dos sintomas é necessária para o diagnóstico precoce de doenças vocais. De acordo com a profissional, identificar problemas vocais em estágios iniciais pode ter um impacto significativo no tratamento e na qualidade de vida dos pacientes.

“Se for uma condição benigna, que geralmente está relacionada à questão do uso inadequado da voz ou a lesões estruturais mínimas que podem acontecer na laringe, uma intervenção precoce pode dar uma qualidade de vida melhor ou pode dar o retorno da voz ao paciente de forma mais rápida”, explica.

Para a médica, devemos ficar mais atentos ainda às condições que podem alterar a nossa voz de forma mais grave, como o câncer de laringe. “Se diagnosticado precocemente, o câncer de laringe pode sofrer uma intervenção com alta taxa de cura, uma intervenção cirúrgica ou mesmo outros tratamentos que a gente possui dentro do arsenal terapêutico do câncer, evitando complicações extremas, como uma cirurgia mais radical”, complementa Débora Lima.

Câncer

O câncer de laringe é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e do pescoço, podendo acometer as cordas vocais e causar rouquidão. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o número de casos novos de câncer da laringe no Brasil para o triênio 2023 a 2025 é de 7.790 casos.

“Isso tudo vai acontecendo de forma silenciosa. Existem fatores de risco que podem causar o câncer de laringe. O principal é o cigarro. Então, orientamos a largar o tabagismo e evitar o uso de bebidas alcoólicas. O histórico familiar também é algo importante. Se você conhece algum parente de primeiro grau que tenha histórico de câncer de laringe, é importante ficar atento para a prevenção”, pontua a coordenadora do serviço de Otorrinolaringologia do Helv.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Falta de ar, palpitação e incômodo no pescoço: principais sintomas do infarto relatados por Tande
Anvisa proíbe a venda de álcool 70% nos supermercados. Veja os motivos
https://www.osul.com.br/nesta-terca-feira-e-comemorado-o-dia-mundial-da-voz-uma-data-que-ganhou-importancia-internacional-desde-a-sua-criacao-no-brasil-em-1999/ Nesta terça-feira é comemorado o Dia Mundial da Voz, uma data que ganhou importância internacional desde a sua criação no Brasil, em 1999 2024-04-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar