Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Rain Shower

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Nos Estados Unidos, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, vai se reunir com os imigrantes brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Hamilton Mourão disse que Carlos Bolsonaro andava sumido. (Foto: Adnilton Farias/VPR)

O vice-presidente, general Hamilton Mourão, vai se reunir em Boston com representantes da comunidade de imigrantes brasileiros, na semana que vem. A reunião foi pedida por brasileiros do estado de Massachusetts, que concentra parte dos cerca de 1,5 milhão de imigrantes brasileiros nos EUA, muitos dos quais vivem no país de forma irregular.

Na semana passada, durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Washington, tanto Bolsonaro quanto seu filho Eduardo criticaram brasileiros que são imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

Em entrevista à Fox News, o presidente brasileiro disse que “a grande maioria dos imigrantes em potencial não tem boas intenções nem quer fazer o bem ao povo americano”.

Depois, ao ser questionado por jornalistas sobre o que quis dizer com a mensagem, Bolsonaro afirmou que cometeu “um equívoco”. “Foi um equívoco meu. Boa parte tem boas intenções, a menor parte, não. Peço desculpas aí”, disse.

“Agora, tem muita gente que está de forma ilegal aqui [EUA] e isso é uma questão de política interna, não é nossa. Eu também gostaria que, no Brasil, só tivesse estrangeiros legalizados e não de forma ilegal, como existe. Me desculpem mais uma vez o equívoco ou ato falho”, completou.

Eduardo também havia se posicionado. “Será que estou falando um grande absurdo ao dizer que, sem a necessidade de visto, várias pessoas entrariam nos EUA de maneira ilegal e ilegalmente permaneceriam lá? Acredito que não”, afirmou o filho do presidente Jair Bolsonaro, que assumiu o comando da Comissão de Relações Exteriores da Câmara na semana passada.

O filho do presidente afirmou que os brasileiros que vivem ilegalmente no exterior são uma preocupação do governo porque são uma “vergonha” para o País.

“O brasileiro que vem para cá [EUA] de maneira regular é bem-vindo. Brasileiro ilegalmente fora do País é problema do Brasil, é vergonha nossa”, declarou.

Eduardo também voltou atrás em sua declaração posteriormente. “A declaração foi para dizer que o Brasil tem responsabilidade com seus nacionais e não vai ficar permitindo a entrada de brasileiro em qualquer lugar que não seja da maneira legal”, disse.

O vice-presidente Mourão vai para Boston na sexta-feira (5) para participar da Brazil Conference, evento organizado por estudantes brasileiros da universidade Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Mourão se reúne com os imigrantes brasileiros no sábado, dia 6 de abril. No mesmo dia, ele terá encontros com o filósofo Roberto Mangabeira Unger, professor de Harvard que assessorou o candidato Ciro Gomes (PDT) na campanha presidencial.

O vice também terá reunião com Jorge Paulo Lemann, segundo homem mais rico do Brasil, segundo a revista Forbes.

Lemann, que também participa da conferência, é ex-aluno de Harvard e criou um fundo na universidade para estudos relacionados ao Brasil. Mourão fará a palestra de encerramento da conferência, no domingo (7).

De lá, o vice-presidente segue para a capital americana, Washington, onde participará de eventos em centros de pesquisas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Visitação ao monumento do Laçador começa nesta quinta-feira
Em resposta a Maia: ‘Não existe brincadeira de minha parte’, diz Bolsonaro
https://www.osul.com.br/nos-estados-unidos-o-vice-presidente-da-republica-hamilton-mourao-vai-se-reunir-com-os-imigrantes-brasileiros/ Nos Estados Unidos, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, vai se reunir com os imigrantes brasileiros 2019-03-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar