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Por Redação O Sul | 7 de março de 2017
O brasileiro passa quatro anos e 11 meses de sua vida dentro do automóvel. É o país onde se gasta mais tempo no carro. O argentino fica cerca de quatro anos e três meses. O europeu, quatro anos. Na China, a média é de três anos e um mês, enquanto no Japão não passa de dois anos e cinco meses.
É o que mostra uma pesquisa feita com pessoas acima de 15 anos e que usam o carro como meio de transporte. O estudo global realizado pela Citroën, em parceria com a empresa francesa CSA Research, mapeou o comportamento de usuários de automóveis de sete países europeus, China, Japão, Argentina e Brasil e faz parte da campanha “Citroën inspired by you” (“Citroën inspirada por você”, em tradução livre).
A pesquisa batizada de “Nossas vidas num carro”, aconteceu entre 26 de dezembro de 2016 a 3 de janeiro de 2017 em todo o País. O resultado surpreendeu. “O brasileiro passa muito tempo no automóvel”, constata Nuno Coutinho, diretor de marketing da Citroën do Brasil. “A expectativa de vida no País é de 75 anos, portanto, são aproximadamente 7,5% da existência”. Por isso, a Citroën quer conhecer melhor a relação e as experiências das pessoas com o veículo.O raciocínio é simples: “Se é para passar tanto tempo dentro de um carro, que seja em um que se preocupa com o conforto e o bem-estar do cliente, ou seja, um modelo da Citroën”, reforça Coutinho.
A nova campanha quer transmitir a ideia de como o padrão de qualidade, o conforto e a tecnologia presentes nos modelos da marca podem tornar a experiência a bordo mais agradáveis. “Esse é mais um passo da Citroën para dar continuidade ao processo de reposicionamento de sua imagem, com o objetivo de se aproximar ainda mais dos clientes”, afirma Paulo Solti, diretor-geral da Citroën do Brasil.
Para estreitar essa relação, a fábrica francesa lançou no ano passado programas ligados ao pós-venda, como a manutenção a R$ 1 por dia. Além disso, criou o Citroën Advisor, canal on-line que permite ao cliente manifestar sua opinião sobre o atendimento das concessionárias no processo de venda e pós-venda, e o St@rt, sistema de e-commerce que possibilita a compra dos modelos C3 e Aircross pela internet em apenas três passos.
Cada vez mais conectada
Com o estudo, a Citroën reforça a pretensão de ser cada vez mais digital na sua comunicação com o cliente. No mundo todo, ela tem 13 milhões de fãs nas redes sociais e, deste número, 4 milhões estão no Brasil. Segundo Solti, a pesquisa pode direcionar a marca no momento de compor a gama de itens em seus veículos. “As mulheres aproveitam o tempo dentro do carro para se maquiar. Isso pode nos orientar a criar, por exemplo, novos retrovisores pensando nelas”, afirma. “É muito importante lançar produtos diferenciados sabendo que nossos clientes pensam.”
Os resultados da pesquisa levaram ao desenvolvimento de quatro filmes, que procuram mostrar como é agradável passar o tempo dentro dos carros da Citroën, e que serão veiculados em canais de TV paga e portais da internet. O principal tem 45 segundos de duração e mostra diversos tipos de comportamento das pessoas dentro do automóvel.
Outros três filmes menores, de 15 a 20 segundos, apresentam situações do cotidiano enfrentadas pelos motoristas, como a sensação de ser enganado na hora de pedir orçamento em uma oficina. “Conversar com nosso cliente e conhecer as necessidades deles são atitudes vitais para o crescimento da marca não só no Brasil, mas no mercado global”, conclui Solti.