Terça-feira, 08 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 28 de agosto de 2020
As comissões das feiras fixas da Capital receberam nesta sexta-feira (28) um ofício contendo as especificações para o funcionamento a partir da liberação do Decreto 20.709. De acordo com as novas determinações, o Brique da Redenção voltará a funcionar neste final de semana, seguindo alguns protocolos.
A Coordenação de Fomento de Atividades (CFA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) esteve reunida durante o dia para concluir as orientações, considerando as características das feiras e briques, em especial o Brique de Sábado e o Brique da Redenção, feiras de maior porte.
Para atender as determinações do decreto, os dois briques funcionarão com filas duplas nos canteiros um a quatro (sentido avenida João Pessoa para a avenida Oswaldo Aranha) e filas simples nos canteiros cinco e seis – sempre com distanciamento de cinco metros entre as bancas.
No caso do Brique de Sábado, os canteiros cinco e seis são reservados para a feira de orgânicos das 7h às 13h. Após este horário, os artesãos passam a ocupar também este espaço. Já na Feira da Praça da Alfândega, que possui bancas fixas, será feito rodízio, alternando o funcionamento das bancas – totalizando três dias de feira para cada.
Para este final de semana, a previsão é de que somente as 25 bancas dos antiquários do Brique da Redenção e quatro bancas de artistas plásticos estejam no local. A partir do final de semana dos dias 5 e 6 de setembro, a expectativa, de acordo com os feirantes, é de que de 30% a 40% retomem os trabalhos.
Brechocão
O Brechocão será retomado no primeiro domingo de setembro, dia 6. O evento não era realizado desde abril devido à pandemia do novo coronavírus e acontece no Parque Farroupilha, das 9h às 16h, na área de passeio da avenida Osvaldo Aranha, entre o Parquinho da Redenção e o Auditório Araújo Vianna.
A realização se deve ao Decreto 20.709, que começou a vigorar nesta sexta. As novas medidas, voltadas ao controle do avanço do coronavírus, determinam que, a partir de agora, esses eventos somente poderão funcionar com um distanciamento mínimo de cinco metros entre os boxes, proibição no consumo e degustação de alimentos, entre outras medidas.
O Brechocão voltará com cuidados extras para reduzir as chances de contaminação pela covid-19. Serão exigidos, por exemplo, distanciamento interpessoal mínimo de um metro e meio no atendimento e está vedada a aglomeração em filas.
É obrigatório o uso de máscara por clientes e colaboradores na circulação nos espaços do evento e também a disponibilização de álcool gel 70% ou outra solução sanitizante para higienização dos feirantes e clientes.
O Brechocão reúne 30 protetores e entidades voltadas ao bem-estar animal, cadastradas no município. Oferece objetos de decoração, roupas, calçados, bijuterias, antiguidades e artigos pet. Os recursos obtidos com as vendas auxiliam nas despesas com alimentação, albergagem, atendimento clínico veterinário e outras decorrentes do resgate de animais. Também é possível doar artigos de brechó ou ração e utensílios para o trato de cães e gatos.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul