Terça-feira, 01 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2020
A Health Canada, agência que regula as vacinas no país, aprovou nesta quarta-feira (9) a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. Após a revisão de dados, os canadenses concluíram que a vacina é segura e eficaz e já pode ser aplicada em todo o país, de forma emergencial, em pessoas maiores de 16 anos. O Canadá é o terceiro a aprovar o uso do imunizante.
“A Health Canada recebeu a submissão da Pfizer em 9 de outubro de 2020 e após uma revisão completa e independente das evidências, a Health Canada determinou que a vacina Pfizer/BioNTech atende aos rigorosos requisitos de segurança, eficácia e qualidade do Departamento para uso no Canadá“, diz o comunicado.
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que a vacinação deve começar ainda em dezembro.
O Canadá tem um acordo com a Pfizer para receber 20 milhões de doses, suficientes para vacinar 10 milhões de pessoas.
A vacinação será gratuita e administrada primeiro em pessoas do grupo de risco e profissionais da saúde.
O vídeo abaixo mostra como atua a vacina da Pfizer/BioNTech, que usa tecnologia chamada de RNA mensageiro, diferente das demais. A vacina leva para o nosso organismo uma cópia de parte do código genético do vírus, uma espécie de receita para que nosso corpo produza uma proteína do vírus. A presença dessa proteína desencadeia a produção de anticorpos.
Reino Unido e Bahrein
Reino Unido e Bahrein aprovaram o uso do imunizante na última semana. Na terça-feira (1º), a Pfizer pediu autorização para uso de sua vacina contra a covid-19 na Europa. A decisão deve sair até 29 de dezembro.