Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O papa Francisco brincou com uma freira que lhe pediu um beijo: “Não me morda!”

Compartilhe esta notícia:

Reação bem-humorada do líder católico contrastou com um incidente ocorrido no último dia do ano. (Foto: Reprodução)

Nesta semana, o papa Francisco protagonizou um momento descontraído. Uma freira afrodescendente pediu para que o pontífice a beijasse no rosto e ele respondeu, em tom de brincadeira, que só o faria “se ela não o mordesse”. O gesto rendeu risadas e até mesmo aplausos de quem estava ao redor.

A religiosa, bastante empolgada ao lado de colegas de ofício, aceitou a recomendação e o papa beijou a sua bochecha direita. Feliz, a mulher chegou a pular e agradeceu o pontífice. A conversa ocorreu no início da audiência geral realizada a cada sete dias pelo líder da Igreja Católica.

Como era de se esperar, as circunstâncias e a reação de Francisco foram diametralmente diferentes de quando ele deu um tapa na mão de uma fiel que o puxava pelo braço de forma insistente, no final de dezembro do ano passado. O comportamento do pontífice rapidamente gerou comentários nas redes sociais. O papa, posteriormente, se desculpou pelo ato, dizendo que deu um “mau exemplo”.

No geral, Francisco é visto como um papa mais informal do que os seus antecessores. É comum, em eventos religiosos, que ele pare para beijar bebês e abençoe deficientes, permitindo que centenas de pessoas toquem sua mão. Entretanto, ele não gosta de permitir que as pessoas beijem sua mão, pois teme que o gesto acabe espalhando germes.

Mesmo correndo poucos riscos no incidente de dezembro, o papa já chegou a passar por situações de maior insegurança. Em julho de 2013, quando visitou o Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, o carro em que ele era transportado foi cercado por fiéis em pleno trânsito do Rio de Janeiro e diversas pessoas chegaram a tocar o papa. Nada de grave ocorreu, porém.

Em 2016, em uma visita ao México, o papa se irritou com uma fiel que estava puxando ele com bastante força e quase o derrubou. “Não seja egoísta”, Francisco chegou a dizer, visivelmente irritado.

Incidente de fim de ano

O mais recente episódio que tirou o papa do sério ao se aproximar de fieis aconteceu no dia 31 de dezembro. Uma mulher o agarrou inesperadamente pelo braço, enquanto ele cumprimentava fiéis durante rápida visita à Praça São Pedro, no Vaticano, depois de ter celebrado a última missa do ano.

Com traços asiáticos, a admiradora apareceu, em vídeos registrados pela imprensa, ao lado de outros fiéis, que esperavam para cumprimentar o líder católico. Ela estava atrás das barreiras de segurança e, ao avistar Francisco vindo em sua direção, subitamente o agarrou pela mão, puxando-a para si.

Assustado, o papa de origem argentina imediatamente tentou se livrar da situação, puxando seu braço com força até conseguir se soltar do aperto. Os seguranças vieram logo em seguida, mas não precisaram intervir. O papa, que é sempre visto de bom humor, ficou visivelmente irritado e repreendeu o gesto da moça com seguidos tapas em sua mão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O Detran gaúcho recomenda que os motoristas que ainda não pagaram o DPVAT esperem a confirmação do valor do seguro obrigatório
Entenda o que há por trás da decisão do príncipe Harry e de sua mulher em renunciar aos privilégios da família real britânica
https://www.osul.com.br/o-papa-francisco-brincou-com-uma-freira-que-lhe-pediu-um-beijo-nao-me-morda/ O papa Francisco brincou com uma freira que lhe pediu um beijo: “Não me morda!” 2020-01-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar