Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Drizzle

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Odontologia é tema de nova frente parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa inclui pautas como saúde bocal e qualificação da atividade. (Foto: EBC)

A partir de proposta do deputado Thiago Duarte (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou nessa sexta-feira (8) a Frente Parlamentar da Odontologia. “O objetivo é promover avanços significativos na atividade dentro do Estado e a ampliação efetiva da saúde bucal, a partir do fortalecimento de políticas públicas”, ressalta o idealizador da iniciativa.

Ele acrescenta: “Na prática, trata-se de qualificar aspectos como atenção primária, gestão de saúde, atendimento de urgência e emergência em odontologia, até chegar na questão em que precisamos avançar, que é a odontologia hospitalar”.

O ato foi realizado à tarde, no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto do Parlamento Gaúcho e contou com a participação de profissionais do ramo, deputados, agentes públicos, representantes de entidades da saúde. Dentre eles estava o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Nelson Freitas Eguia.

Na avaliação do dirigente, a atuação de uma frente parlamentar específica sobre o assunto é importante para debater as carências do segmento no Rio Grande do Sul. Ele mencionou condições precárias em postos de saúde odontológicos de muitas cidades gaúchas.

“Precisamos de ambientes adequados e dignos ao dentista que está ali trabalhando e, é claro, para os pacientes. A odontologia tem muito a entregar para a população”, frisou.

Presidente da Comissão Parlamentar do CRO, Elisa Gianlupi fez um relato da evolução da atividade desde 1820 (quando o primeiro dentista chegou ao Brasil), em contraste com a diminuição da qualidade da oferta da saúde pública bucal.

“Apesar de termos 400 mil dentistas no Brasil, este ainda é um País de desdentados”, lamentou. “Além dos problemas odontológicos e da baixa autoestima que isso provoca, muitas doenças crônicas podem ser detectadas já na boca”.

Além de apoiar a frente, a entidade pretende promover ações de prevenção e conscientização sobre o trabalho odontológico e saúde sistêmica, bem como audiências públicas sobre o tema. Também planeja acompanhar a destinação de verbas públicas, defender os interesses da odontologia e dos dentistas, promover integração harmoniosa entre a AL-RS e as ações do setor.

Odontologia hospitalar

No que se refere à odontologia hospitalar, a presidente da comissão que trata do tema no Conselho Regional da categoria, Jacqueline Webster, salientou que a atuação do profissional coincide com o momento mais frágil da vida do paciente, quando a saúde em geral inspira cuidados.

Ela salientou que muitos tratamentos enfraquecem a saúde bucal e que, no caso dos pacientes de câncer, por exemplo, a químio ou radioterapia provoca a chamada “mucosite” – inflamação que pode levar a úlceras dolorosas e feridas na parte interna da boca e garganta.

“O acompanhamento do dentista vai permitir, dentre outros fatores, um acesso melhor à alimentação. Isso se traduz em melhor assistência para o ser humano”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Sobem para 16 as mortes por dengue entre os gaúchos neste ano
Ministério Público gaúcho quer pena mais severa para homem que tentou matar a ex-mulher e foi impedido pelo filho de apenas 6 anos
https://www.osul.com.br/odontologia-e-tema-de-nova-frente-parlamentar-na-assembleia-legislativa-gaucha/ Odontologia é tema de nova frente parlamentar na Assembleia Legislativa gaúcha 2024-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar