Segunda-feira, 22 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Pacientes que tomam cloroquina há anos têm o mesmo risco de pegar coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Informação consta de documentos enviados pelo Ministério da Saúde à CPI. (Foto: EBC)

Apesar de ter ganhado fama durante a pandemia, a cloroquina é uma droga utilizada na medicina há quase 100 anos. Criada originalmente como um tratamento contra a malária, algumas pesquisas realizadas a partir das décadas de 1930 e 40 indicaram que ela também possui uma capacidade de modular o sistema imunológico.

Durante os últimos 70 anos, ela se tornou uma das drogas mais prescritas na reumatologia, área da medicina voltada às doenças que atingem articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

Os especialistas costumam indicar o uso crônico desses comprimidos para pacientes com lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide, duas doenças em que o sistema imunológico ataca áreas do próprio corpo, como as articulações, a pele e os rins.

“Quando começamos a ver as primeiras notícias de que a cloroquina estava sendo testada para conter a pandemia, lá em março de 2020, ficamos muito intrigados. Afinal, nossa experiência nos mostra que o medicamento precisa ser usado por três meses para dar efeito. Então como é que ele funcionaria tão rápido na covid-19, em questão de cinco dias?”, questiona o reumatologista Marcelo Pinheiro, da Universidade Federal de São Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Coronavírus: saiba quando uma pessoa com a doença deixa de ser contagiosa, com ou sem sintomas
Kátia Abreu fez exames em São Paulo, após testar positivo
https://www.osul.com.br/pacientes-que-tomam-cloroquina-ha-anos-tem-o-mesmo-risco-de-pegar-coronavirus/ Pacientes que tomam cloroquina há anos têm o mesmo risco de pegar coronavírus 2020-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar