Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Pelo menos 13 pessoas seguem desaparecidas após rompimento de barragens em Minas Gerais

Compartilhe esta notícia:

A vila, que tem 121 casas e 492 moradores, foi totalmente inundada pela lama. (Foto: Reprodução)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou nessa sexta-feira que pelo menos 13 pessoas seguiam desaparecidas após o rompimento de duas barragens no subdistrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana. As informações a respeito do número de vítimas fatais são desencontradas – há relatos de uma até 17 mortes.

Na quinta-feira, sem sirenes para alertar os moradores, a mineradora Samarco, responsável pelas barragens, usou o telefone para avisar a alguns moradores, além da prefeitura e Defesa Civil, sobre o rompimento. Segundo os próprios moradores, foram os gritos dos vizinhos que alertaram os demais para abandonar as casas e fugir.

A informação de que o aviso foi por telefone foi dada durante coletiva de imprensa pelo engenheiro Germano Lopes, que é gerente-geral de projetos da empresa. Segundo ele, a comunicação foi imediata à constatação de que a barragem havia se rompido, “conforme o plano emergencial”. “Não houve sinal de sirene, houve contato via telefone”, afirmou.

Ainda de acordo com o engenheiro, o aviso foi realizado de forma legal, já que a legislação não diz ser obrigatória a utilização de sinais sonoros. A Lei 12.334/10 estabelece que deve haver um Plano de Ação de Emergência nesses casos, e que este plano deve incluir estratégias, meios de divulgação e alertas para as comunidades potencialmente afetadas. (ABr e Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Papa diz que não é possível falar de pobreza e levar vida de faraó
Republicano Carson admite ter mentido em histórico acadêmico
https://www.osul.com.br/pelo-menos-13-pessoas-seguem-desaparecidas-apos-rompimento-de-barragens-em-minas-gerais/ Pelo menos 13 pessoas seguem desaparecidas após rompimento de barragens em Minas Gerais 2015-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar