Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Peritos da Polícia Federal vão fazer três exames nos áudios que pegaram Michel Temer, Aécio Neves e o deputado da mala. O laudo será produzido pelo Instituto Nacional de Criminalística

Compartilhe esta notícia:

Análise sonora será minuciosa e dividida por etapas. (Foto: Reprodução)

A PF (Polícia Federal) informou ter recebido uma “extensa relação de quesitos, entre perguntas e questionamentos, com elevado grau de complexidade” sobre os áudios da Operação Patmos, que mira o presidente Michel Temer, o senador agora afastado Aécio Neves (PSDB/MG) e Rocha Loures (PMDB/PR), o “deputado da mala”.

As gravações foram realizadas pelo empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS. Na noite de 7 de março, no Palácio do Jaburu, ele gravou conversa com o presidente. Também caíram nas gravações Aécio e Loures. Os três são alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por suspeita de corrupção passiva, obstrução de investigação e participação em organização criminosa.

Segundo a PF, a perícia nos áudios demanda “minucioso tratamento dos chamados vestígios, além de análises metódicas e meticulosas”, que serão feitas pelos peritos do Instituto Nacional de Criminalística, ligados ao órgão. “Para uma conclusão robusta da perícia criminal, o maior número possível de elementos é analisado”, assinala a PF.

A perícia nos áudios que mergulham o governo Temer em sua maior crise vai compreender três etapas.  O exame de análise de conteúdo envolverá a transcrição das conversas, segundo a segundo. Já a comparação de locutor busca identificar os participantes da conversa, “confirmando ou não se tratarem das pessoas questionadas”. E o exame de verificação de edições busca identificar “eventuais elementos indicativos de alterações ou adulterações nos registros de áudio”.

A PF reiterou que até aqui recebeu apenas um dos gravadores que Joesley e outros delatores da JBS usaram. “A boa prática em análise forense de vestígios multimídia recomenda que haja o exame conjunto entre os registros de áudio e o equipamento gravador. Até o momento, recebemos apenas um desses gravadores e aguarda o outro.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Advogado de Temer estuda pedir novo sorteio de relator
Procuradoria diz que as empreiteiras Schahin, Odebrecht e OAS gastaram mais de 1 milhão de reais em obras no sítio de Atibaia
https://www.osul.com.br/peritos-da-policia-federal-vao-fazer-tres-exames-nos-audios-que-pegaram-michel-temer-aecio-neves-e-o-deputado-da-mala-laudo-sera-produzido-pelo-instituto-nacional-de-criminalistica/ Peritos da Polícia Federal vão fazer três exames nos áudios que pegaram Michel Temer, Aécio Neves e o deputado da mala. O laudo será produzido pelo Instituto Nacional de Criminalística 2017-05-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar