Quarta-feira, 10 de setembro de 2025

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Variedades Por que a justiça proibiu a BYD de vender carros com tecnologia 4G no Brasil? Entenda

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Segundo a IP Bridge, a BYD faz uso da tecnologia patenteada sem autorização contratual, utilizando-a como diferencial de marketing sem qualquer tipo de remuneração à detentora dos direitos. (Foto: Divulgação/BYD)

Mais uma polêmica ao redor da BYD apareceu nos últimos dias. Trata-se de uma liminar da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro que obrigou a marca a interromper a comercialização de seus veículos equipados com conectividade 4G. A medida atende a uma solicitação da empresa japonesa Godo Kaisha IP Bridge, detentora da patente PI 0908287-5, que cobre o uso dessa tecnologia em automóveis vendidos no Brasil.

Segundo a IP Bridge, a BYD faz uso da tecnologia patenteada sem autorização contratual, utilizando-a como diferencial de marketing sem qualquer tipo de remuneração à detentora dos direitos. A empresa japonesa também afirma que a BYD é a única fabricante no país que opera com a tecnologia 4G/LTE sem licença.

A liminar foi concedida com base nos critérios legais de urgência, que exigem evidências de plausibilidade jurídica e risco de prejuízo irreparável ou de comprometimento ao andamento do processo. Assim, a patente da IP Bridge é válida até 2030.

Procurada pelo Jornal do Carro, a BYD deu a seguinte nota;

“Em relação à notícia sobre a concessão de uma liminar no Rio de Janeiro envolvendo a oferta comercial de tecnologia 4G em nossos veículos, a BYD Brasil esclarece que ainda não foi formalmente citada.

Cabe destacar que a conectividade nos automóveis se baseia em um ecossistema amplo, sustentado por diversas patentes, pertencentes a diferentes titulares, sendo utilizadas por fabricantes e fornecedores em todo o mundo.

O caso tramita sob segredo de justiça e a empresa aguardará o acesso oficial aos autos para realizar uma análise técnica detalhada da decisão liminar.”

Chinesa BYD produzirá todos os carros elétricos para a Europa localmente até 2028, diz executiva

Principal montadora da China, a BYD fabricará seus veículos elétricos para venda na Europa localmente dentro de três anos, ajudando a evitar tarifas da União Europeia, enquanto os híbridos plug-in devem dominar suas vendas na região no curto prazo, disse uma executiva da companhia nesta segunda-feira.

“Estamos nos treinando para sermos mais europeus na produção”, disse a vice-presidente executiva Stella Li, segunda executiva da BYD, à Reuters no salão de automóveis IAA Mobility, em Munique.

A BYD está construindo uma fábrica na Hungria que deve iniciar a produção este ano e deve começar a produção na Turquia em 2026.

A UE impôs tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China no ano passado, porque acreditava que as montadoras chinesas se beneficiavam de subsídios do governo.

Questionado sobre quanto tempo a BYD levaria para produzir todos os veículos elétricos necessários para suprir a demanda europeia, Li disse: “Dê-nos de dois a três anos”. Com informações do portal Terra.

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