Sexta-feira, 25 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Presidente russo pede ajuda de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para superar as sanções econômicas contra seu país

Compartilhe esta notícia:

Kiev pedirá criação de Corte específica para julgar crimes de agressão, que não compete ao Tribunal Penal Internacional, responsável por casos de genocídio e crimes de guerra. (Foto: Reprodução/Twitter)

O presidente russo Vladimir Putin pediu nesta quinta-feira (23) aos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) uma cooperação maior para enfrentar as “ações egoístas” dos países ocidentais, em referência às sanções que afetam Moscou por sua ofensiva na Ucrânia.

“Apenas com base em uma cooperação honesta e vantajosa para todos poderemos encontrar uma saída para esta situação de crise que afeta a economia mundial devido às ações egoístas e imprudentes de alguns países”, disse Putin no início da reunião de cúpula virtual do grupo Brics, em referência às sanções contra a Rússia que também têm um efeito negativo para a economia mundial.

Erros políticos

O presidente acusou ainda o Ocidente de “usar mecanismos financeiros para responsabilizar todos por seus próprios erros na política macroeconômica”.

“Para que os países dos Brics assumam um papel de liderança, hoje é mais necessário do que nunca elaborar uma política unificadora e positiva, a fim de criar um sistema [mundial] verdadeiramente multipolar”, disse o presidente russo.

Segundo Putin, os Brics poderiam contar com o apoio de “vários países da Ásia, África e América Latina que buscam promover uma política independente”.

O líder russo vem tentando angariar apoio dos países do Brics para contornar as sanções impostas pelo Ocidente, especialmente os Estados Unidos e os países europeus, por conta da invasão à Ucrânia, onde tropas russas realizam ataques desde 24 de fevereiro.

Na quarta-feira (22), Putin afirmou que a Rússia está no processo de redirecionar seu comércio e suas exportações de petróleo para países do grupo dos Brics de economias emergentes, na esteira de sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia.

Presidente da China

Já o presidente da China, Xi Jinping, criticou nesta quinta-feira o que ele chamou de abuso das sanções internacionais. Xi pediu que Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) assumam a responsabilidade conferida por sua influência econômica e disse que devem defender um sistema internacional verdadeiramente multinacional, baseado na Organização das Nações Unidas (ONU).

“Temos que abandonar a mentalidade da Guerra Fria e bloquear o conflito e nos opor a sanções unilaterais – e ao abuso de sanções”, disse Xi à cúpula dos Brics por meio de um tradutor.

“Nossa reunião de hoje vem em um momento crucial de escolha para o futuro da humanidade: como mercados emergentes-chave e países em desenvolvimento, os países dos Brics devem estar à altura de nossa responsabilidade”, afirmou o líder chinês. As informações são das agências de notícias AFP e Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Hackers russos atacaram 42 países desde o início da guerra na Ucrânia
Estados norte-americanos afirmam que manterão restrições a armas apesar da decisão da Suprema Corte
https://www.osul.com.br/presidente-russo-pede-ajuda-de-brasil-russia-india-china-e-africa-do-sul-para-superar-as-sancoes-economicas-contra-seu-pais/ Presidente russo pede ajuda de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para superar as sanções econômicas contra seu país 2022-06-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar