Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Guido Mantega e José Dirceu dizem que não serão ministros de eventual governo Lula

Compartilhe esta notícia:

Em 2016, no âmbito da Lava-Jato, Dirceu foi condenado a mais de 30 anos de prisão por corrupção.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em 2016, no âmbito da Lava-Jato, Dirceu foi condenado a mais de 30 anos de prisão por corrupção. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Apesar de terem sido apontados como possíveis ministros de um eventual governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Guido Mantega e José Dirceu negam a possibilidade de assumirem pastas.

No caso de Mantega – que esteve à frente da Economia de 2006, durante o segundo mandato de Lula, a 2015, com Dilma Rousseff como presidente -, a declaração foi feita nesta segunda-feira (31). “Não pretendo voltar. A economia tem ciclos. Se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”, disse. Antes de assumir a Pasta, Mantega chegou a ocupar os cargos de Ministro do Planejamento e de presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O ex-ministro também admitiu erros em sua gestão como ministro da Fazenda. Como exemplo, ele cita a intervenção do governo no setor de energia na tentativa de conter os preços da eletricidade em 2012. “Isso não funcionou. Caíram e você tinha muitos investidores na Eletrobras. Na verdade, acho que cometemos um erro lá”, disse.

A intenção de Lula de nomear Mantega como ministro foi aventada com mais força a partir de um artigo publicado na Folha de S. Paulo, na primeira semana de 2022, no qual Mantega acusa o bolsonarismo de levar o Brasil à crise.

Já José Dirceu, que foi ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula e cuja possível presença em um eventual governo Lula vem sendo levantada, sobretudo, pelo presidente Jair Bolsonaro, disse, também nesta segunda-feira (31), que não tem intenção de integrar um eventual governo do petista.

“Esse Bolsonaro não toma jeito. Ele não consegue nem nomear os seus e já quer dar pitaco num futuro governo. É muita arrogância”, disse Dirceu. Dirceu foi condenado por corrupção, em 2012, no processo do mensalão. Em 2016, no âmbito da Lava-Jato, foi condenado a mais de 30 anos de prisão por corrupção, recebimento de vantagem indevida, lavagem de dinheiro pelo então juiz Sergio Moro.

Já Mantega foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato e condenado por Moro. Com a anulação das decisões da 13ª Vara de Curitiba pelo Supremo Tribunal Federal, a ação foi enviada a Brasília, onde foi rejeitada.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério da Defesa apresenta ao Tribunal Superior Eleitoral questionamentos sobre segurança das eleições
Governo gaúcho anuncia nova data de provas do concurso público para Secretaria de Planejamento
https://www.osul.com.br/pressionados-guido-mantega-e-jose-dirceu-dizem-que-nao-serao-ministros-de-eventual-governo-lula/ Guido Mantega e José Dirceu dizem que não serão ministros de eventual governo Lula 2022-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar