Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 6 de janeiro de 2022
Os dados foram divulgados pelo IBGE
Foto: José Paulo Lacerda/CNIA produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro do ano passado na comparação com outubro. Essa foi a sexta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 4% no período de seis meses.
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (06) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com novembro de 2020, a queda foi de 4,4%. Apesar disso, nos acumulados em 2021 e em 12 meses, a indústria acumula altas de 4,7% e de 5%, respectivamente.
Na passagem de outubro para novembro, 12 das 26 atividades industriais tiveram queda na produção. As perdas mais relevantes foram observadas nos segmentos de borracha e de material plástico (-4,8%), metalurgia (-3%), produtos de metal (-2,7%), bebidas (-2,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-0,6%).
Treze ramos da indústria apresentaram alta em novembro. Os destaques foram produtos alimentícios (6,8%), indústrias extrativas (5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (2,9%).
Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, bens de capital foi a única com queda (-3%). Os bens de consumo duráveis, por outro lado, apresentaram o único ganho no mês (0,5%). Bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários mantiveram-se estáveis.