Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de abril de 2021
Mais de 32 mil alunos fazem parte do primeiro grupo, composto pela Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
Foto: Anselmo Cunha/PMPAA Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre retomou as atividades presenciais nas escolas próprias e comunitárias nesta quinta-feira (29). Mais de 32 mil alunos fazem parte do primeiro grupo, composto pela Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. As demais séries voltarão de forma gradual, em calendário que será anunciado na próxima semana pela prefeitura da Capital.
Na Educação Infantil são 209 escolas comunitárias e 42 escolas próprias, que atendem em torno de 26 mil crianças. Nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental há, aproximadamente, 6 mil estudantes matriculados em 50 instituições.
“Sabemos que o cenário pandêmico traz uma complexidade de gestão para o ambiente escolar, mas isso teremos que enfrentar na prática. A nossa equipe desde fevereiro trabalha com orientações às escolas para essa reabertura já esperada. Agora, contamos com os diretores para colocá-las em prática para recebermos nossas crianças e alunos que precisam retomar de forma presencial o processo de alfabetização”, destaca a secretária de Educação, Janaina Audino.
A Secretaria Municipal de Educação salienta que o comparecimento dos alunos é opcional às famílias, que poderão decidir pela manutenção do ensino remoto. A prefeitura da Capital prepara ainda uma estratégia de testagem de professores e funcionários a ser implementada juntamente com o retorno das demais séries.
A formação das turmas foi orientada no documento Estratégia para Reabertura das Escolas Municipais em 2021, que prevê a formação de grupos conforme a capacidade física de cada sala de aula. Para chegar ao número de alunos por turma, foi criada uma fórmula, aplicável ao total das escolas municipais, que indica qual o percentual de atendimento possível em cada escola, garantindo o atendimento de 100% dos alunos em, no máximo, cinco dias.
A média de ocupação de toda a rede deve ficar em aproximadamente 42%, caso todos os alunos compareçam. Em alguns casos, esse percentual pode chegar a até 65%. Pela estratégia, turmas reduzidas de alunos comparecerão alternadamente nas escolas, em dias diferentes, mas recebendo as mesmas atividades pedagógicas.
A Smed (Secretaria Municipal de Educação) orientou ainda a manutenção das atividades de limpeza da escola, respeitando os cuidados pessoais e o distanciamento entre classes na organização das salas de aula. Todas as escolas receberam kits de cartazes orientativos sobre os protocolos de prevenção e o distanciamento social.