Segunda-feira, 17 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui


Porto Alegre Registro Unificado já recebeu informações de 41 mil pessoas em abrigos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Base de dados do Registro Unificado será utilizada para definir políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, assistência social e renda

Foto: Alex Rocha/PMPA
Base de dados do Registro Unificado será utilizada para definir políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, assistência social e renda. (Foto: Alex Rocha/PMPA)

A prefeitura de Porto Alegre cadastrou, até a manhã da última sexta-feira (24), mais de 41 mil pessoas afetadas pelas enchentes na cidade. O levantamento é feito através do Registro Unificado, disponível à população por meio de uma plataforma online, em cinco espaços físicos e nos abrigos provisórios localizados em diversas regiões da capital.

O principal objetivo do Registro Unificado é determinar quantas famílias foram impactadas pelas cheias do Guaíba, iniciadas em 2 de maio, e onde residem. A base de dados será utilizada para a definição de políticas públicas nas áreas de habitação, saúde, assistência social e renda, etc.

“O Registro Unificado também será útil à medida em que surgirem novos programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal. Um exemplo é o Auxílio Reconstrução, anunciado pela União, que já terá acesso a esta base de dados”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social interino, Jorge Brasil.

Critérios

A diferença entre o Registro Unificado e CadÚnico é o público-alvo. O primeiro quer alcançar todos os afetados pela enchente, independentemente da renda familiar; o segundo é indicado para os núcleos que recebem até meio salário mínimo per capita, ou que desejam acessar programas sociais, como o Bolsa-Família.

Quem está na base de dados do CadÚnico e reside nas áreas que foram alagadas em Porto Alegre também deve efetuar o Registro Unificado. São exemplos de programas que utilizam o CadÚnico para a distribuição de recursos o Volta por Cima e o SOS Rio Grande do Sul, administrados pelo governo estadual.

* Onde fazer o Registro Unificado

Preferencialmente, via plataforma online. Há, ainda, cinco locais físicos, abertos de segunda a sexta-feira (exceto feriados):

* Das 8h30 às 17h:

– Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus  e Centro de Referência da Juventude – rua Marta Costa Franzen, 101;
– Casa dos Conselhos – avenida João Pessoa, 1110, esquina com a Venâncio Aires;
– Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro – Estrada João de Oliveira Remião, 5250, bairro Agronomia;
– Terminal Triângulo – avenida Assis Brasil, 4320.

* Das 9h às 17h:

– Departamento Municipal de Habitação (Demhab) – avenida Princesa Isabel, 1115.

* Onde fazer ou atualizar o CadÚnico

Nos postos descentralizados da Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Central de Transporte Enchente realiza mais de 700 operações de ajuda humanitária em Porto Alegre
Presidente do Grêmio estima prazo de 90 dias para recuperação da Arena após enchente em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/registro-unificado-ja-recebeu-informacoes-de-41-mil-pessoas-em-abrigos-em-porto-alegre/ Registro Unificado já recebeu informações de 41 mil pessoas em abrigos em Porto Alegre 2024-05-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar