Sexta-feira, 04 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Níveis críticos: Secretaria do Meio Ambiente volta a suspender a captação de água do rio Gravataí

Compartilhe esta notícia:

Medida tem vigência enquanto perdurar a situação. (Foto: Arquivo/Prefeitura de Gravataí)

Motivo de alerta desde o dia 19 de janeiro e com níveis críticos desde a semana passada, o rio Gravataí voltou a ter paralisada a captação de sua água para fins não relacionados ao consumo humano. A suspensão está em vigor desde a manhã dessa quarta-feira (5), por determinação do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

“Essa medida é essencial para garantir o abastecimento à população residente nas cidades da região”, ressalta o governo do Rio Grande do Sul.

O nível baixou para 1,29 metro, apenas 1 centímetro abaixo do limiar crítico de 1,3 metro. Após a primeira suspensão, imposta em 29 de janeiro, quando o nível do rio chegou a valores críticos, houve uma leve recuperação nos dias seguintes.

No período de 31 de janeiro e 4 de fevereiro, o rio Gravataí voltou a subir, permitindo a captação intermitente. Mas o quadro atual, com o nível baixando novamente para uma situação crítica, acabou justificando a nova pausa (até que a situação se normalize), a fim de evitar maiores impactos no fornecimento de água.

Especialistas atribuem o fato à combinação dos efeitos da estiagem e de um estresse hídrico comum no verão e que deve prosseguir até o final de março. A situação serve de reforço às diretrizes de uso consciente da água: mais do que nunca, a principal orientação é de que seja evitado o desperdício.

A suspensão se aplica a todas as captações a montante da estação de tratamento da Corsan em Alvorada, com exceção das captações destinadas ao abastecimento público.

Em conjunto com a Brigada Militar (BM) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Sema tem intensificado a fiscalização para assegurar o cumprimento das regras de suspensão, em conformidade com a recente portaria emitida pelo órgão.

“Trata-se de uma continuação das ações do governo do Estado para enfrentar a estiagem e garantir a gestão responsável dos recursos hídricos, evitando o desabastecimento e assegurando o uso racional da água”, ressalta um texto publicado no segmento de notícias do portal estado.rs.gov.br.

A Sema também continua a divulgar boletins diários com informações sobre os níveis dos rios Gravataí e dos Sinos, orientando os usuários da água sobre as condições e as medidas em vigor. Os informes estão disponíveis para consulta pública no site sema.rs.gov.br.

Decreto

Desde dezembro de 2022 está em vigor no município um decreto que estabelece regras com essa finalidade. São consideradas infrações, por exemplo, fazer uso de mangueira, lava-jato e similares para lavar veículos, calçadas, paredes, pisos, janelas e telhados de prédios públicos ou privados, bem como manter instalações com vazamentos.

“Nossa fiscalização tem percorrido a cidade para verificar a situação. Primeiro, advertimos as pessoas que adotam essas práticas. Em caso de reincidência, pode haver penalidades”, ressaltou no início da semana o prefeito de Gravataí (Região Metropolitana de Porto Alegre), Luiz Zaffalon. Quem não cumpre a medida está sujeito a multa pode chegar a R$ 535.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Casal é preso preventivamente em Viamão por agressões que levaram à morte do filho de 9 meses
Fiscalização apreende em mercados de Cidreira quase 3 toneladas de alimentos impróprios ao consumo humano
https://www.osul.com.br/rio-gravatai-em-nivel-de-alerta-mais-um-motivo-para-a-populacao-evitar-o-desperdicio-de-agua/ Níveis críticos: Secretaria do Meio Ambiente volta a suspender a captação de água do rio Gravataí 2025-02-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar